Filme foi premiado em festival italiano. (foto: -)
Desde a última sexta-feira (24/06) está em cartaz no Rio de Janeiro o filme Extremo Sul. O longa-metragem que retrata o dia-a-dia de montanhistas brasileiro no Monte Sarmiento, na Patagônia, pode ser visto no Unibanco Arteplex, na praia de Botafogo.
A primeira grande produção brasileira sobre montanhismo está sendo exibida em cinco horários por dia: 13h; 14h50; 16h40; 19h20; e 21h30. Segundos os organizadores, há possibilidade de as sessões ganharem novos horários a partir de sábado.
Não existe definição sobre a data em que o filme sairá de cartaz. O movimento de público nesta primeira semana ficou abaixo da expectativa, apesar das ótimas referências. Extremo Sul tornou-se em maio deste ano o primeiro filme brasileiro vencedor do prêmio máximo do Trento Film Festival, na Itália.
O filme – A produção conta a história de cinco alpinistas que em março de 2003 montaram um acampamento no extremo sul da Terra do Fogo, num dos lugares mais inusitados e inóspitos do planeta.
Enfrentando a chuva constante, o frio, a neve e os ventos fortes, uma equipe de filmagem estava lá para documentar uma expedição movida por um objetivo ambicioso: escalar o Monte Sarmiento, uma montanha esquecida, muito pouco explorada, célebre por sua beleza, isolamento e perigo.
“Extremo Sul” retrata em 92 minutos as reações destes cinco amigos e dos demais membros da expedição ao fascínio e imponência de uma montanha de 2.400 metros de altura, com acesso somente por barco ou helicóptero. Seus cumes só foram escalados três vezes, sendo que o principal foi atingido apenas uma única vez, em 1956.
Serviço
Extremo Sul no Rio de Janeiro
Local: Unibanco Arteplex
Endereço: Praia de Botafogo, 316
Horários: 13h, 14h50, 16h40, 19h20, e 21h30*
Telefone: (21) 2550-8750
*Os horários estão sujeitos à alteração
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 29, 2005