A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Pouso de Alta Performance foi vencida neste domingo (10/10) pelo paulistano Fábio Brandt. Ele foi o melhor na competição, também conhecida como Swoop, e realizada no Centro Azul do Vento de Pára-quedismo, em Campinas, no interior do estado de São Paulo.
Além do título em jogo, o Brasileiro de Pouso de Alta Performance serviu como seletiva para o Mundial da modalidade, marcado para janeiro do próximo ano, na Flórida (EUA). Estiveram em Campinas 15 competidores.
No pódio, ao lado de Fábio Brandt, ficaram Luís Cani, em segundo, e Assis, em terceiro. Além deles, garantiram presença no Mundial Renato Gordinho, Marcos Trotta, Marcos Padilha, Carlos Alberto Kalay e Rick Reis.
A competição – Os participantes se enfrentaram em três provas durante o Brasileiro: precisão, distância e velocidade. E a regularidade foi decisiva para a conquista de Brandt. Segundo colocado nas provas de precisão e distância, ele venceu na velocidade e viu Cani, ganhador nas duas primeiras, chegar apenas em oitavo.
“Fiquei surpreso em ganhar do Cani, que é um dos melhores do mundo”, reconheceu Brandt, bastante animado com o resultado.
Já o novo vice-campeão brasileiro lamentou a avaliação dos árbitros na etapa de velocidade. “Fui mais rápido do que o Fábio, mas durante o pouso meu pé ficou acima da linha permitida e os juízes me deram uma nota muito baixa.” Cani recentemente entrou para o Livro dos Recordes ao voar com o menor pára-quedas do mundo.
Este texto foi escrito por: Webventure