Foto: Pixabay

Fábio Passos vence Brasileiro de Balonismo 2005; Rubens Kalousdian vai para o Mundial

Redação Webventure/ Balonismo

Fabio Passos  campeão brasileiro de balonismo em 2005 (foto: Donisete de Almeida/ Divulgação)
Fabio Passos campeão brasileiro de balonismo em 2005 (foto: Donisete de Almeida/ Divulgação)

O piloto Fábio Passos, de 38 anos, do Colégio Trevo, venceu o Campeonato Brasileiro de Balonismo, quer aconteceu na semana passada inteira e terminou no sábado (02/7) na cidade de Rio Claro (SP). Ele conseguiu a vitória no terceiro dia de disputas, quando assumiu a liderança e garantiu o título, totalizando 18.997 pontos. Este é o quinto título brasileiro da carreira do piloto, que já teve a chance de participar de provas internacionais, como os jogos aéreos da Espanha, em que conquistou a 10º posição.

“Esse campeonato foi muito disputado e de excelente nível técnico. As provas foram muito bem elaboradas, exigindo muito dos pilotos e foi comprovada a qualidade que temos no balonismo brasileiro. Fiz um treinamento intenso, vindo para cidade um mês antes do início da competição e estou muito satisfeito com o resultado”, comemorou o campeão.

Em segundo lugar no campeonato ficou Rubens Kalousdian, de 47 anos, que assumiu a liderança do ranking brasileiro. O piloto somou 17.441 pontos na competição. “Foi mesmo uma grande disputa. Pensei que não iria para o mundial devido a algumas falhas durante os vôos. Foi uma surpresa garantir a vaga na última prova”, comentou Rubens, que já participou de diversas provas internacionais, e tem no currículo o 11º lugar na competição da França em 2002.

Acidente e Mundial – A 18ª edição do campeonato reuniu no interior paulista os principais atletas do país, que fizeram as provas de Fly In, Valsa de Hesitação, Cotovelo e Caixa. Foi marcada também pela morte acidental do membro de resgate da equipe China in Box, Leandro Beraldo Pessim, que morreu após tomar um choque de alta voltagem no resgate do balão.

Garante vaga para disputar o Mundial da modalidade, previsto para novembro de 2006, na cidade de Monteji, no Japão, Rubens Kalousdian, que foi o melhor no ranking brasileiro

Bruno Schwartz, presidente da Associação Brasileira de Balonismo (ABB), o número de vagas brasileiras para o Mundial diminuiu de três para um, em decorrência da entrada de mais países do Leste Europeu na disputa. Na opinião de Bruno, o campeonato foi excelente pela organização, pela receptividade da cidade e também pelo nível técnico dos pilotos participantes. “Tivemos aqui os melhores competidores do país numa disputa super acirrada, comprovando a qualidade do balonismo brasileiro. Foi um campeonato de sucesso”, afirmou.

Confira a classificação geral do campeonato:

1) Fábio Passos (Colégio Trevo) – 18.997
2) Rubens Kalousdian – 17.441
3) Lupércio Barros – 16.838
4) Carlos Antonio Paulo (Titex Prototip) – 16.477
5) Sacha Haim – (Reebok) – 16.382
6) Nicholas Barini – (Comgás) – 16.299
7) Luis Henrique Silvestre (Elektro) – 15.988]8) Bruno Schwartz – (Ultragaz) – 15.795
9) Sandro Haim – 15.384
10) Flamarion Barreto – (Montilla) – 15.369

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 4, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure