Webventure

Falésia em Salesópolis – Pedra da Represa


Pedra da Represa em Salesópolis (foto: Danilo Kleine)

A pedra da represa em Salesópolis é uma ótima opção de escalada. Apresenta um belíssimo visual, com aproximadamente 60 metros de altura e suas vias variam do 3º ao 6º grau, em sua grande maioria em duas cordadas.

Todas as vias foram conquistadas em cliff´s de baixo para cima sendo bem protegidas. As paradas são compostas de chapeletas com malhas rápidas e grampos “P”, não sendo necessário o abandono de material.

Desfrute o belo visual oferecido pela pedra, onde após a primeira cordada pode-se avistar até a usina com sua queda d`água e tenha uma boa escalada.

Graduação das vias – Esta é a graduação das vias da Pedra da Represa:

  • Teleférico – 2°- (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Polenta Frita – 5°(Vsup) (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Santa Ignorância – 3°(IV) – (Marcelo Vazzoler, Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Coça as Costas do Duende – 3°(IV) (Tierry, Adrien);
  • 120 Graus – 4°(IVsup) – (Tierry, Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Invasores – 4°(IVsup) – (Marcelo Vazzoler);
  • Nephila – 5°(V) – (Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Impossíveis (Variante) – 5°(V) (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Dona Xepa – 5°(VI) – (Maurício Gomes, Carlos Azevedo);
  • Cabeludo – Inacabada – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Biscatona – 4°(V) – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon);
  • Irmanos – 5°(V) – (Danilo Kleine, Diego Werneck, Tiago Bordignon).

    Como Chegar:
    Para chegar à Pedra da Represa, dirija-se pela Rodovia Carvalho Pinto ou por Mogi das Cruzes indo por Biritiba Mirim. A distância aproximada é de 150 km de São Paulo.

    Chegando no centro de Salesópolis, informe-se sobre como chegar ao aterrado. Quando chegar lá, basta olhar à sua esquerda e poderá avistar a pedra.

    Há épocas em que o aterrado fica coberto pelas águas da represa. Então, na subestação de Energia, em vez de subir pela direita continue pela esquerda contornando a represa. Pare o carro na casa da Dona Maria e retire seu croqui.

    Comentários:
    Desde a primeira conquista em 1994, por Marcelo Vazzoler, sempre houve uma convivência muito boa com os proprietários do terreno. Recentemente alguns escaladores mal educados e sem a menor compostura incomodaram os proprietários com muito barulho e atos impróprios.

    Depois deste incidente, eles decidiram bloquear o acesso e hoje cobram R$ 5,00 de quem quer escalar a pedra. Com muita conversa, conseguimos convencer o dono de cobrar R$ 3,00, e, com desta cobrança e apoio da Secretaria de Esportes Municipal, disponibilizamos o croqui na entrada da propriedade.

    Dica extra
    Um problema da Pedra da Represa na época de inverno, que é um incomodo para alguns são os carrapatos na trilha para a pedra, para evitar tal problema basta verificar na ida e na volta podendo assim evitar as picadas dos carrapatos.

    Este texto foi escrito por: Webventure