Um caminhão que se passava por um carro de apoio do Rally Dakar 2010 foi preso ontem na Espanha. Nele estavam sendo levados 814 quilos de cocaína, escondidos em 32 fundos falsos. O caminhão desembarcou na Espanha depois de partir da Argentina, um dos palcos da edição deste ano da maior prova de rali do mundo.
Sete suspeitos de participação no tráfego da droga foram detidos nas cidades de Bilbao, Barcelona e Ibiza. De acordo com os policiais argentinos e espanhóis, os responsáveis pelo crime são todos de nacionalidade espanhola.
Para disfarçar o caminhão, os criativos criminosos fizeram uma grande produção. Numa das laterais havia um adesivo gigante de uma patrocinadora. Ao lado, o logotipo do Dakar 2010 em tamanho gigante. Já na parte traseira do caminho, o mapa do rali.
O tal caminhão foi levado de Bilbao a Buenos Aires no início do ano. Em território argentino, ele recebeu a droga e, acreditem, percorreu todo o percurso do Dakar, ao lado dos competidores de verdade, se fazendo passar por uma equipe de apoio.
Já as investigações começaram bem antes, durante o último verão europeu, quando a polícia passou a investigar um dos envolvidos. Sabia-se que haveria um grande carregamento de cocaína na Argentina.
Este texto foi escrito por: Webventure