Foto: Pixabay

Falta de vento abre espaço para surpresas na abertura da Semana de Vela

Redação Webventure/ Vela

Competição teve início na última quarta (16) (foto: Divulgação/ Fred Hoffmann)
Competição teve início na última quarta (16) (foto: Divulgação/ Fred Hoffmann)

Teve início na última quarta (16), em Florianópolis (SC), a Semana Brasileira de Vela, que definirá os representantes brasileiros do esporte no Pan de Guadalajara 2011 e também a Equipe Brasileira de Vela Olímpica deste ano. Com poucos ventos na praia de Jurerê, entre 8 e 10 nós, o primeiro dia de competição acabou marcado por surpresas.

Na classe Sunfish, por exemplo, o velejador catarinense de apenas 21 anos Henrique Back acabou com a vitória na única regata do dia. “Estou acostumado com esse tipo de rajada, ainda mais aqui no quintal da minha casa. O vento fraco ajuda quem tem o preparo físico pior. Na classe, 50% é força do corpo. Tomara que isso continue”, disse o atleta, que assim como os outros velejadores da classe está competindo em um barco da Laser Radial.

Já na Lightning, que contou com duas regatas, o grande destaque ficou para a família Buckup, formada pelo casal Mário e Telma, além do filho Marc. “Estamos correndo leves, livres e soltos, sem pressão. Não poderia ter sido melhor, nosso barco é rápido com pouco vento. Durante a semana analisamos a estratégia de regata e verificamos nos sites especializados que as condições meteorológicas iriam nos favorecer. Deu certo”, contou o pai.

Favoritos ficam para trás – Nas duas outras classes que iniciaram a disputa na última quarta, a Snipe e a Hobie Cat 16, os velejadores considerados favoritos acabaram sucumbindo à falta de ventos. Na Hobie Cat, por exemplo, os destaques Bernardo Arndt e Bruno Oliveira ficaram apenas em terceiro lugar, sendo superados por José Roberto de Jesus e Anderson Souza Brandão. “Na categoria, a ausência de ventos atrapalha as manobras de bordo. O barco perde velocidade e fica difícil recuperar”, explicou Arndt.

Na Snipe, Alexandre Paradeda e Bruno Bethlem não conseguiram um bom resultado, ficando bem atrás da dupla Paulo Santos e Rodrigo Inácio. “Adoro velejar com ventos fracos. Não foi muita surpresa esse primeiro lugar. Nós somos muito rápidos nessas condições, sem falta modéstia os melhores do mundo. O título mundial máster da categoria é uma prova disso”, disse Santos.

Até este domingo, 95 velejadores inscritos em 62 barcos continuam a disputa por uma vaga no Pan. Ao todo, estão previstas 11 regatas, com dois descartes, sempre começando ao meio-dia.

Resultados do primeiro dia da Semana de Vela
– Hobie Cat 16 – 2 regatas
1- José Roberto deJesus/Anderson S. Brandão – 3 pontos perdidos (1+2)-
2- Claudio Teixeira Jr./ Lawsay Beltrame – 5 (2+3)
3- Bernardo Arndt/ Bruno Oliveira – 6 (5+1)

– Sunfish/Laser Radial – 1 regata
1- Henrique Back – 1 pp
2- Monica Matschinske – 2
3- João da Fonseca – 3
4- Geison Mendes – 4
5- Matheus Dellagnelo

– Lightning – 2 regatas
1- Mário Buckup/Telma Buckup/ Marc Buckup 2 pp (1+1)
2- Cláudio Biekarck/ Marcelo Silva / Gunnar Ficker – 4 (2+2)
3- Bruno Prada/ Juan de La Fuente/ Nicolas Brancher – 6 (3+3)

– Snipe – 1 regata
1- Paulo Santos/ Rodrigo Inácio – 1pp
2- Samuel Albrecht/ Flávio Fernandes – 2
3- Alexandre Tinoco/ Gabriel Borges – 3

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 17, 2011

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure