A Semana de Vela de Ilhabela recebe diversas equipe em inúmeras categorias, os tripulantes variam de idade, mas você sabia também existem até velejadores mirins? Isso mesmo! Conversamos com uma família que compete junta: mãe, pai e dois filhos (em breve três).
Participe da Mountain do Fim do Mundo – Desafio na Neve. Clique aqui e inscreva-se!
O casal Alex e Roberta Calábria se conheceram na adolescência e desde cedo o iatismo esteve presente na relação do casal. “Aprendi a velejar com meus pais e nunca parei, com o tempo fui incluindo Roberta e depois as crianças vieram naturalmente. Hoje vamos sempre juntos”, conta Alex.
Hoje o Áries compete na categoria ORC, sendo que seus mais novos tripulantes, com 10 (quase 11) e 13 anos, são filhos do casal. Guilherme (10 anos) quer ser astrônomo quando crescer, mas não pretende parar de velejar. “Eu gosto da adrenalina e também adoro passear, mas o favorito mesmo são as regatas, já estive em 3 ou 4”.
“Tudo isso começou como um projeto de família”, conta Luca de 13 anos. Os quatro competiam na categoria clássico, antes de partirem para a ORC. “Eu não queria trocar de barco, mas quando vi esse adorei. Agora o que acho mais legal é ver nosso antigo barco competindo também”.
A mãe está sempre atenta aos riscos de participar com duas crianças, mas enxerga os benefícios como algo maior. “Quanto mais esporte e natureza melhor, então acho que isso é uma incrível oportunidade de vivência. Tudo flui quando tem harmonia no barco, então sempre temos novas experiências”, conta Roberta.
“Podemos sempre comparar situações que vivemos no barco com a nossa vida. Trabalhamos em conjunto na resiliência, tensão e nervosismo. Também fazemos questão de lembrar que as situações sempre vão melhorar quando nos acalmarmos, esses são ensinamentos importantes que nos unem”, diz Alex.
Mesmo com a rapidez e entusiasmo dos pequenos é preciso sempre estar de olho. “Eles querem ajudar em tudo, então precisamos ter conhecimento para dar a função de acordo com o que conseguem”, diz Alex. Além de Guilherme e Luca, o casal também tem um nenê de dois anos. “Ainda não conseguimos trazer ele para as competições, já que os ventos em Ilhabela são muito fortes, mas em breve teremos meia tripulação completa”, diz Alex animado.