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Família Ruppenthal leva o Regularidade

Redação Webventure/ Offroad

Gilberto e Isaque Ruppenthal  campeões do Rota Sul na Graduados (foto: João Fessel/Dunas Race/VipComm)
Gilberto e Isaque Ruppenthal campeões do Rota Sul na Graduados (foto: João Fessel/Dunas Race/VipComm)

O Rally Rota Sul, a segunda prova mais importante do país, perdendo apenas para o Rally dos Sertões, abre as portas para os competidores e aventureiros da maior família off-road do Brasil, o Rally de Regularidade. Na verdade um começo humilde, receoso e meio desconfiado como todo competidor de regularidade, mas um dos maiores níveis de competidores do país. O Rio Grande do Sul provou que tem os melhores pilotos nacionais, tanto na Graduados (13 carros) quanto no Turismo, com oito veículos. Os gaúchos levaram o título nas duas categorias.

O Rota Sul atraiu competidores de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, entre outros. A prova largou de Torres e terminou em Bagé depois de passar pela Praia do Cassino, em Rio Grande. No total foram 884 quilômetros em apenas dois dias de prova.

Na Graduados, os gaúchos de Três Coroas deram show. Gilberto Ruppenthal e Isaque Ruppenthal, pai e filho, campeões do Rally 500 Milhas Off-Road 2003 e do Transparaná 2004, continuam não dando chance para ninguém e mais uma vês sobem no lugar mais alto do pódio com apenas 81 pontos perdidos (veja abaixo a entrevista com a dupla campeã). Mas a dupla Ruppenthal teve trabalho para manter a primeira colocação. Na segunda posição ficaram Roque Veviurka e Alberto Minski, com diferença de apenas um segundo. Marcelo Carqueijo e Roberlena Moraes aparecem em terceiro.

Na categoria Turismo o título também ficou em família, com o casal de Porto Alegre: Ronaldo e Simone Bertoni festejaram a grande conquista com muito entusiasmo em Bagé, ponto final da competição. Além do título do Rota Sul, a dupla também foi campeã do maior evento de regularidade do Rio Grande do Sul, o Rally 500 Milhas Off-Road 2003, também na categoria Turismo.

Adrenalina a cada quilômetro

Dia 09/04
07h01
– O primeiro carro parte de Torres em deslocamento via asfalto até a cidade de Osório, rodando 96 quilômetros iniciais.

A prova começa com o primeiro trecho cronometrado em uma estrada arenosa e abandonada. O carro de Jairo de Freitas e Wagner de Paula fundiu o motor na estrada do Lagoão e eles abandonaram a prova. Na passagem pela Fortaleza das Águas o segundo imprevisto: a TR4 de Thiago de Freitas e Thiago Felipe se perde numa curva e capota. Ninguém se feriu, mas os participantes não voltam para a prova.

Ainda pela manhã uma travessia de um rio agitou os competidores e o público presente. O trajeto continuava em estradas bastante arenosas em meio um reflorestamento, onde foram colocados alguns PCs (ponto de controle), estratégicos pela organização. Um novo deslocamento levava os competidores à vila de São Simão para um neutro de 60 minutos para refeição e reabastecimento.

Na vila do Rincão, passando pela cidade de Mostardas, recomeça novamente a prova. Mais estrada arenosa até chegar no ponto mais esperado pelos organizadores às margens da Lagoa dos Patos e a passagem pelo Farol Cristóvão Pereira. “Conheço bem o Rio grande do Sul e considero este lugar mágico, e sem dúvida um dos mais belos do Estado”, comenta o gaúcho Eduardo Casagrande Diretor de Prova do Regularidade.

Após a travessia pelo município de Tavares, os competidores chegam à famosa e temida estrada do inferno pelas suas dificuldades e armadilhas. Mas com a grande seca a estrada estava generosa e todos passaram sem maiores dificuldades.

Chegada na cidade de São José do Norte, travessia da balsa para Rio Grande e um novo deslocamento até a praia do Cassino, encerando-se o primeiro dia de prova.

A colocação do 1o dia ficou assim:

Graduados
1o Gilberto Ruppenthal / Isaque Ruppenthal Três Coroas/RS Carro 419
2o Luiz F. Ortega / Nelson L. Ortega Santana da Parnaíba/SP Carro 420
3o Gustavo Vasques / Thiago da Silva Porto Alegre/RS Carro 416

Turismo
1o Ronaldo Bertoni / Simone Bertoni Porto Alegre/RS Carro 425
2o Daniel Lamego / Felipe de Paula Porto Alegre/RS Carro 426
3o Lil Martins / Elaine Machado Brasília/DF Carro 428

Dia 10/04
09h01 – Recomeça a prova com novo deslocamento. Os competidores rodam 157 quilômetros até a cidade de Piratini, onde recomeça o trecho cronometrado. Sem chuvas com uma grande seca no Estado o inimigo do segundo dia fica por conta do pó. O trajeto de Piratini até Bagé foi completamente diferente do 1o dia: estradas de chão bem batido e cascalhadas exigia bastante dos pilotos. Algumas derrapadas e o encontro com barranco ou valas faziam parte da festa.

A dupla paulista Luiz Ortega/Nelson Ortega, que vinha na segunda colocação, amassa o tanque de combustível em uma pedra, danificando a bomba. Ele abandona a prova. Mas não era só estrada. Trilhas em mato, travessias de rios, erosões, percursos em fazendas fizeram o contraste da beleza da região com as velocidades médias impostas na prova.

Na chegada em Bagé era só festa, alegria e a certeza que o regularidade tem uma grande força e vai crescer ainda mais no país. A próxima grande prova organizada pela Dunas Race será o Rally dos Sertões, entre Goiânia e Fortaleza, de 1 a 11 de julho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site www.dunas.com.br ou do telefone (11) 4191-0133.

Resumo Técnico:
Quilometragem total de prova: 520 km 1o dia e 364 km no 2o . Total: 884 km
Tempo total de prova: 12h26 no 1o dia e 08h38 no 2o: 21h04
Total de participantes: 13 Graduados e 8 Turismo: 21 no total
Total de pessoas na equipe: 1 médico, 1 cinegrafista, 1 fotógrafo, 3 na apuração e 18 na técnica
Total de PCs (ponto de controle): 34 no 1o dia e 26 no 2o: 60 PCs

Resultado final da categoria Regularidade no site www.rallyrotasul.com.br

Diretor de prova: Eduardo Casagrande

Este texto foi escrito por: VipComm Assessoria de Imprensa / Eduardo Casagrande

Last modified: abril 13, 2004

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