Diagrama de iluminação para os faróis prinicipais longo alcance e neblina. (foto: Arquivo João Roberto Gaiotto)
Os faróis auxiliares são instalados para aumentarem o raio de ação dos faróis originais ou simplesmente para incrementar o visual. Muito se questiona sobre a colocação de faróis auxiliares, principalmente sobre as exigências legais com a instalação e como faze-la corretamente.
Questões legais – De acordo com o Código Nacional de Trânsito você pode instalar somente dois pares de faróis auxiliares, além dos principais. Um par deverá ser destinado para uso em neblina e o outro para iluminação à longa distância, sendo que este último deve ser acionado somente em conjunto com a luz alta.
Os faróis de neblina devem ser instalados na parte frontal e inferior do veículo, já que a neblina fica a princípio, ao nível do solo e espalhada ao redor. Cuidado, porém, ao colocar esses faróis abaixo da linha do pára-choque, como já ví muitos por aí, pois na abordagem de rampas os faróis ficam exatamente junto ao ângulo de ataque, sendo os primeiros a se chocarem com o barranco.
Já os faróis de longo alcance, ou de milha como são mais conhecidos, podem ser instalados até à mesma altura dos faróis principais. Mas em um 4×4 a tentação de se colocar faróis na parte de cima, junto com o bagageiro, também é muito grande. Nesse caso eles devem permanecer protegidos ou tampados, com um protetor plástico, enquanto se estiver trafegando em vias públicas. Quanto às lâmpadas, você pode usar de qualquer cor desde que sejam brancas.
A instalação dos faróis deve ser feita evitando futuras sobrecargas na parte elétrica. É aconselhável entregar o serviço para um bom eletricista de automóveis, ou para a concessionária que lhe vendeu o veículo, pois eles têm condições de realizar uma instalação profissional.
Componentes elétricos como faróis drenam muita corrente, e não amperagem, e necessitam de fiação e chaves comutadoras que correspondam às necessidades do equipamento. Se não forem bem dimensionados correm o risco eminente de derreterem, podendo colocar em curto circuito partes importantes da fiação, ou até provocar um incêndio perigoso. Solicite que seu técnico instale uma caixa de relês e fusíveis adicionais para dar apoio ao novo jogo de faróis, e mantenha um conjunto de fusíveis reserva junto com a caixa de ferramentas.
Em deslocamentos noturnos, por trilhas fechadas, os faróis auxiliares são grandes aliados. Oriente os faróis de neblina para ficarem ligeiramente voltados para cada lado do veículo e os de milha totalmente para a frente, ou também ligeiramente voltados para as laterais, de maneira a iluminar as margens da trilha. O uso conjunto destes faróis com os principais, dará uma cobertura fantástica do terreno logo adiante, facilitando a visualização de obstáculos e demais perigos ocultos, garantindo muito mais segurança no deslocamento.
Para operações de patrulha ambiental esta configuração é muito útil, pois ilumina o interior da mata e facilita a localização de infratores. Não esqueça de recolocar os faróis em sua posição normal quando chegar na estrada principal ou rodovia, pois estarão diretamente voltados para o lado oposto da pista, isto é, direcionados para a face dos motoristas que vem em sentido contrário.
Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure
Last modified: outubro 16, 2000