O Campeonato Brasileiro de canoagem oceânica não reservou surpresas. Os atletas favoritos ficaram nas melhores colocações e se classificaram para a 9ª Volta da Ilha da Madeira, em Portugal, de 29 de agosto a 03 de setembro. Foram selecionados um barco duplo misto, um barco duplo masculino e dois individuais masculinos.
Participaram da prova 111 atletas e 93 barcos, dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso e Pará.
Destaques – Os atletas que levaram bronze na Volta da Ilha da Madeira, em Portugal, em 99, tiveram destaque no Brasileiro. José Marcos Mendes Filho, fazendo dupla com Ubirajara Amaral , ambos de Cubatão (ACARE), formaram a dupla masculina mais forte do campeonato, vencendo as 3 etapas do duplo masculino e garantindo sua vaga.
Marquinhos conquistou a medalha de bronze em Portugal no individual e Ubirajara Amaral, fazendo dupla com Pedro Sena, também trouxe
medalha de bronze.
Pedro Sena se recuperou bem dos problemas que teve na primeira etapa e chegar em primeiro na etapa final,somando 59 pontos. Marcelo Martins ficou em segundo, com 57 pontos. Os dois estão classificados para a Volta da Ilha da Madeira.
A outra vaga foi para o destaque da prova de duplo misto, Thaís dos Reis e Paulo Moté, de Angra dos Reis (ACOAR). A dupla se sagrou campeã do misto, com 75 pontos, vencendo as 3 etapas e garantindo sua vaga para a Volta da Madeira. Thaís foi campeã do individual feminino em 99, e também competiu em Portugal, trazendo na bagagem a terceira
medalha de bronze para o Brasil, o que rendeu à equipe brasileira o 2º lugar no geral, só perdendo para os portugueses.
A equipe campeã foi a ACOAR (Associação Canoagem Oceânica Angra dos Reis), com 1514 pontos, em 2º ficou a LICAF (Liga Caraguatatubense de Futebol) com 472 pontos e em 3º a ACARE (Associação Canoagem e Remo de Cubatão)com 338 pontos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 13, 2000