Maurício Neves abriu quase 14 minutos de vantagem. (foto: Caetano Barreira/ www.webventure.com.br)
A primeira etapa do Rally dos Sertões para os carros mostrou algumas surpresas e traiu pilotos favoritos ao título, como Guilherme Spinelli, Ingo Hoffmann e Felipe Bibas. Alheios aos problemas dos outros, Maurício Neves e o navegador Clécio Maestrelli venceram a especial disputada nesta quinta-feira, entre Padre Bernardo e Minaçu, no estado de Goiás.
A dupla, que já havia sido a mais rápida no prólogo, percorreu os 334 quilômetros cronometrados com o tempo de 5h03min46, abrindo quase 14 minutos de vantagem para João Franciosi e Eduardo Bampi, que ficaram com a segunda colocação. Na seqüência apareceram Reinaldo Varela e Marcos Macedo (com 5h21min04), Vanderlei Cassol e Rodrigo Mello (5h23min40), e Paulo Nobre e Filipe Palmeiro (5h32min21), na terceira, quarta e quinta posições, respectivamente.
Paulo Nobre, o Palmeirinha, acha que teria chegado bem mais a frente se não fosse o azar. Tivemos todos os problemas que poderíamos num Sertões inteiro, comentou. No km 120, a dupla ficou sem odômetro. Logo depois, furou um dos pneus, o macaco hidráulico não funcionou e ainda faltou óleo na direção hidráulica.
Apesar de abrir o rali, a primeira especial não poupou os carros e exigiu muita atenção dos navegadores. Quem não deu a importância adequada ou levou azar acabou perdendo tempo. Spinelli e seu navegador Marcelo Vívolo só conseguiram a 14ª melhor marca, com 53 minutos de desvantagem para os vencedores do dia.
Felipe Bibas e Emerson Cavassin viram o carro quebrar e forfetaram. Já Ingo Hoffmann e Lourival Roldan enfrentaram situação ainda mais triste, pois o Mitsubishi deles apresentou problemas mecânicos antes mesmo da largada da especial.
Pelo caminho – Muitas outras duplas entre as 62 que largaram passaram sufoco hoje. Willem e Doris Van Hees capotaram o Troller que pilotavam e tiveram de esperar por um resgate especial para serem removidos. Doris inclusive deixou o veículo se queixando de fortes dores no joelho direito. Por sua vez, Elson Cascão II e Geraldo Vieira Malvar caíram em uma vala e não conseguiram tirar a picape S10. Eles acionaram a organização e solicitaram um guincho para o socorro.
Pensa que acabou? O carro de Ubiratan Francisco Franciosi e Flavio Marinho bateu em um veículo de passeio durante o deslocamento. Piloto e navegador nada sofreram e o motorista do outro carro foi levado ao hospital com pequenas escoriações, mas já foi liberado.
Resultados da 1ª etapa nos carros
1) Maurício Neves / Clécio Maestrelli 5h03min46
2) João Antônio Franciosi / Eduardo Bampi 5h17min24
3) Reinaldo Varela / Marcos Macedo 5h21min04
4) Vanderlei Cassol / Rodrigo Mello 5h23min40
5) Paulo Nobre / Fillipe Palmeiro 5h32min21
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: agosto 9, 2007