Webventure

Federação Internacional eleva a classe da Copa Internacional MTB


Copa Internacional de MTB passou para Classe 1 da UCI (foto: Divulgação)

A Federação Internacional de Mountain Bike (UCI) elevou o ranking da Copa Internacional de MTB para a Classe 1, a partir de 2007. Com a mudança, atletas brasileiros e estrangeiros tem mais chances de pontuarem para vagas no Pan-Americano do Rio e Olimpíadas.

Com a mudança para a Classe 1, o Brasil acumula mais pontos no Ranking Internacional das Confederações, que define quantas vagas cada país tem em competições internacionais. “Estamos muito felizes com essa notícia. Desde sempre nossa intenção foi trabalhar em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo em prol do crescimento do esporte no Brasil e temos a consciência do salto que o país está dando com essa confirmação”, afirma Rogério Bernardes organizador da competição.

Estão confirmadas como Classe 1 as etapas nas cidades mineiras de Araxá (1 de abril), Conselheiro Lafaiete (3 de junho) e Congonhas (21 de outubro). Somente a etapa de Barbacena (5 de agosto), não está confirmada como Classe 1. “A etapa de Barbacena é a única que está como Classe 2, mas acreditamos que a UCI deverá passá-la para Classe 1 também. Barbacena já tem histórico na competição e isso é muito importante para a UCI. Além disso, os moradores e empresários sempre abraçaram o evento e a localização da cidade é um grande diferencial para os atletas, pois está às margens da BR 040 que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro”, explica Bernardes.

Mudança em Congonhas – A etapa de Congonhas tem garantida também a pontuação para o ranking de Cross-country. Em 2006, a competição contou apenas pontos para o ranking de maratona. “Realmente olhamos o mapa da quarta etapa e concordamos que a prova deve contar dentro do ranking de Cross-country. Além disso, tivemos um excelente relatório sobre a corrida de Conselheiro Lafaiete e decidimos alterar o evento para Classe 1”, afirmou Annelyse Day, do departamento de coordenação esportiva da UCI.

A organização também espera contar com um número maior de atletas, principalmente estrangeiros, pois 2007 é ano de Pan-americano. Na última etapa de 2006, em Congonhas, a delegação equatoriana compareceu em peso, com seis integrantes para participar da prova. Além deles, estiveram presentes em outras etapas atletas do Chile, Argentina e Canadá.

Para 2007, a Copa Internacional irá manter o mesmo formato de 2006: serão quatro etapas, sendo três de cross-country e uma de maratona. “Não tem porque mudar o que deu certo. A Copa foi super disputada este ano, com grandes brigas até o final em todas as categorias. Além disso, premiamos o atleta mais completo e pudemos avaliar não só quem é rápido, mas quem é resistente e constante”, completa Bernardes.

Este texto foi escrito por: Webventure