Competição nos EUA (foto: Divulgação)
Exatas 126 equipes formadas por estudantes de engenharia, de quatro continentes, disputaram o Baja SAE RIT, nos Estados Unidos, no último fim de semana, e para alegria dos brasileiros o triunfo acabou com um time paulista: os alunos da FEI (Fundação Educacional Inaciana) apresentaram o carro mais preparado para os testes de off-road em Rochester, em Nova Iorque.
A equipe FEI Baja 1 conquistou 923,38 pontos na soma de todas as provas, que foram: custo, design, aceleração, manobrabilidade, subida de rampa, suspensão/tração e enduro. O modelo dos estudantes brasileiros conquistou a melhor subida de rampa e a segunda melhor manobrabilidade.
Outro ponto que ajudou os alunos de São Bernardo a ficarem com o título foi um sistema de telemetria, que transmite informações do carro em funcionamento em tempo real para os boxes.
Os outros dois títulos do Brasil no evento aconteceram em 1998, com a equipe Car-Kará (da Universidade Federal do Rio Grande do Norte), e em 2004, com a FEI. A estréia brasileira no SAE internacional se deu em 1996 a competição americana existe há mais de 30 anos.
Mais brasileiros – Outros dois times nacionais estiveram em Nova Iorque. A equipe da USP de São Carlos acabou com a 25ª posição no geral, porém esteve entre as primeiras até o último dia de prova. Uma quebra do carro nos momentos finais derrubou o grupo paulista.
Já a Demec 09, de Minas Gerais, obteve o melhor resultado da prova de aceleração, mas conquistou a 35ª colocação na classificação total.
Este texto foi escrito por: Webventure