Felipinho completou sua sétima via de grau 11 (foto: Murilo Vargas)
Felipe Camargo, o Felipinho, alcançou outro 11a em sua temporada na Europa. O escalador brasileiro conquistou a via El Quiebraley, localizada na cueva ali-baba, em Rodellar, na Espanha.
Em seu blog, Felipinho conta que com seu companheiro norueguês Magnus Mitdböe, procurou Dani Andrada para ir com ele a uma nova cueva que ele havia descoberto tempos antes. Ao total, são 11 vias de 10c a projetos de 12b. Como eles iam deixar a Espanha porque Magnus precisava voltar ao seu país, e restavam apenas dois dias, Felipinho tentou um 11a e um 11b e uma travessia V14 de 40 movimentos, onde ele isolou todos os movimentos. Ele conta que são vias curtas e grossas, de poucos movimentos e muita explosão.
Da Espanha, o brasileiro partiu para a Bélgica, onde encontrou com seu amigo Gabor Szekley, e por dois dias treinou no local, em um ginásio. De lá, eles partiram para Hungria, país de Gabor, para pegar o carro dele e voltarem, os dois juntos, para a Espanha, onde Felipinho promete tentar as vias da cueva de Dani Andrada. No caminho, ele diz que irá parar em alguns locais da Europa considerados os melhores para escalada.
A El Quiebraley foi a sétima via de grau 11 que ele escalou. Sua bagagem conta com “Hulk” 11a, “Pata negra” 11a, “Cabra da Peste” 11a, “Aitzol” 11a, “Welcome to Tijuana” 11a e “Hulk extension” 11b, sua última conquista, também em Rodellar. Ele foi o primeiro brasileiro a conquistar vias 11a e 11b.
Este texto foi escrito por: Webventure