Último movimento duro que derrubou Felipeinho por sete vezes (foto: Pete O’ Donovan/Divulgação)
Felipe Camargo, o Felipinho, conquistou mais uma importante marca na sua temporada européia. No último sábado, em Rodellar, na Espanha, o escalador brasileiro alcançou o seu primeiro 9a (11c) na região entrando para o grupo de “la Novena dimensíon”.
Estou feliz da vida. Vinha tentando alcançar o feito por cerca de uns 12 dias. Sem dúvida, foi o meu maior desafio fisicamente e psicologicamente, disse Felipinho em seu blog oficial.
De acordo com o brasileiro, foram 30 movimentos de teto, com um trecho de teto negativo, e duas sessões de boulder muito intensas. A via é uma variante mais difícil que a famosa Los Borrachos del Mascun 11b/c do Dave Graham, completou Felipinho.
A primeira ascensão foi feita pelo jovem espanhol Eric Lopez, que propôs o grau exagerado de 9a+(12a) (o que é compreensível em se tratando de uma primeira subida), e logo foi repetida pelo alemão Daniel Jung e pelo maestro Dani Andrada e decotada para 9A (11c).
Sem dúvida foi o pedaço de rocha mais difícil que já escalei em toda a minha vida. Caí umas sete vezes no último movimento e estava virando um jogo contra minha cabeça, contou Felipinho. Mas, felizmente pude controlar o nervosismo.
Este texto foi escrito por: Webventure