Webventure

Felipe Camargo passa para a semi na Copa do Mundo de Escalada e faz história


Felipinho na etapa de hoje da Copa do Mundo (foto: Janine Cardoso)

O escalador Felipe Camargo passou para as semifinais da 13ª etapa da Copa do Mundo de Escalada, em Puurs, na Bélgica. Felipinho está na 18ª colocação, de um total de 26 que progrediram na competição. O brasileiro não conseguiu o top na via, mas chegou bem perto, terminando a classificatória com 40+ de pontuação.

Esta é a melhor colocação de um brasileiro na etapa classificatória da Copa do Mundo de Escalada. Há um ano, na etapa de 2007 de Puurs, Felipinho, César Grosso e André Berezoski passaram para a semi, mas em 22°, 21° e 24°, respectivamente.

No feminino, Janine Cardoso terminou esta sexta-feira em 34°, com 22- de pontuação e não passou para a semifinal. “Já havia sentido o pulso durante alguns treinos em pega aberta. No isolamento, aquecendo, a dorzinha veio de novo, de leve. Entrei na via me sentindo leve, forte, mas muito nervosa. Fazia muito tempo que não sentia tremedeira durante a escalada. Logo, combinando nervosismo aguçado pela dor no pulso durante a via, deu no que deu”, explicou a escaladora em seu blog.

Janine assistiu a entrada de Felipinho e conversou com o brasileiro após a classificação. “Vendo ele escalar, e depois os melhores do mundo, não tem diferença. Ele foi perfeito, está muito bem, muito forte, acho que na sua melhor fase, de longe”, relatou Janine em entrevista ao Webventure.

“Ele não achou a via difícil, só o último movimento, onde tinha que inverter a mão esquerda e regletar a agarra. Esse era o lance mais difícil, com pega invertida. O Patxi, campeão mundial, caiu nesse movimento também. Só que ele chegou a tocar na última agarra. O Felipinho se jogou em direção a ela, mas não conseguiu alcançar”, resumiu.

Ao todo, 11 escaladores conseguiram o top, de um total de 60 competidores do masculino. Entre os que não chegaram ao fim da via está o espanhol Patxi Usobiaga, considerado um dos principais nomes da escalada atual, e que tem recebido o brasileiro Felipe Camargo em sua temporada na Europa. O espanhol terminou o dia na 12ª colocação e também competirá as finais, amanhã, a partir das 10h45 (horário local), 5h45 no Brasil. Felipe Camargo deve entrar na via uma hora depois. Com a desclassificação, Janine vai ajudar como técnica do brasileiro.

Atualizada às 13h30

Este texto foi escrito por: Redação Webventure