Felipe Zanol conseguiu seu melhor resultado no Dakar (foto: Marcelo Maragni/ Red Bull)
Atualizado às 18h32.
Na temida etapa maratona de hoje a 11ª do Dakar 2012 e que marcava a chegada ao território peruano , o piloto Felipe Zanol acelerou forte e chegou na sexta colocação. O brasileiro cruzou a linha de chegada da especial, de 534 quilômetros de trecho cronometrado entre Arica (Chile) e Arequipa (Peru), em 4h09min14s.
Em uma prova na qual as equipes não tinham permissão para fazer reparos nas motos, Zanol correu muito no início da prova, chegando a cravar o terceiro melhor tempo na passagem pelos segundo e terceiro postos de cronometragem. Na metade final da especial, seu desempenho caiu um pouco, mas ele conseguiu terminar como o sexto melhor tempo do dia, apenas 5min37 do vencedor, o francês Cyril Despres, e registrar o seu melhor desempenho no rali.
O bom desempenho também rendeu posições na classificação geral. Pela primeira vez, Zanol figura entre os top-10 da competição. O piloto está extamente na 10ª colocação, cerca de 25 minutos mais rápido que o espanhol Joan Barreda Bort (o 11º) e 29 minutos atrás do francês Olivier Pain (o 9º).
Zé Hélio Rodrigues completou a especial em 21°, 1min18s mais rápido do que Denisio Nascimento, que ficou em 23°. Dimas Mattos concluiu a participação entre os brasileiros em 64°.
Mais motos. Cyril Despres foi o piloto mais rápido da especial, concluindo a etapa com o tempo de 4h03min37s. O francês ficou 2min01 à frente do seu maior rival e companheiro de equipe, o espanhol Marc Coma terceiro mais rápido do dia.
Entre os dois principais candidatos ao título do rali, o espanhol Gerard Farres Guell marcou o segundo melhor tempo dessa etapa, 1min39s atrás do francês.
Confirmados os resultados extraoficiais, Despres ampliou a vantagem que vinha caindo nas últimas duas etapas sobre Coma na classificação geral. A diferença entre os dois pilotos subiu de 21s para 2min22s.
Quadris Alejandro Patronelli segue firme para ser coroado o rei do Dakar na categoria quadriciclos. Com um tempo de 2h47min37s, ele foi o mais rápido da especial de hoje, 54 segundos de vantagem sobre seu irmão Marcos.
Na classificação geral, Alejandro tem 1h20min sobre Marcos e 1h55min43 sobre outro argentino, Tomás Maffei, terceiro colocado.
Este texto foi escrito por: Renato Brandão
Last modified: janeiro 12, 2012