A FEMERJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro) vai realizar uma ação de reflorestamento no entorno do Pão de Açúcar e Morro da Urca neste fim de semana (18 e 19/05), a partir das 7 horas. Serão plantadas mais de mil mudas de exemplares da mata nativa por cerca de 12 pessoas.
Com cerca de um ano e meio de vida, a FEMERJ vem participando ativamente para solucionar diversas questões pertinentes ao montanhismo e à prática da escalada. Um bom exemplo foi a realização do Seminário de Mínimo Impacto em Paredes, no Parque Nacional da Tijuca, dia 23 de fevereiro deste ano.
O resultado deste seminário foi uma série de recomendações para o uso e novas conquistas nas paredes do complexo da Urca. Esta região, que compreende o Pão de Açúcar, o Morro da Urca e o Morro da Babilônia, conta com mais de 270 escaladas. A solução encontrada foi acordar entre os montanhistas, que se utilizam destas encostas, uma ética de comportamento adequada. Esta foi uma decisão pioneira nesta área no Brasil.
Mais informações podem ser obtidas no site www.femerj.org ou pelos e-mails sergiobula@yahoo.com, de Sérgio Bula, e wangyalro@yahoo.com.br, de Rosane Camargo. Sérgio é o organizador do Grupo de Trabalho Mínimo Impacto em Paredes e Rosane, organizadora do Grupo de Trabalho SOS Urca.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 15, 2002