A Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ) informou nesta segunda-feira (26/01) que para a subida do Costão do Pão de Açúcar, situado no bairro da Urca, Rio de Janeiro, agora é obrigatório o uso de material e técnicas de escalada para vencer este pequeno trecho de cerca de 20 metros. A subida ficou mais difícil: o que era primeiro grau se tornou um terceiro grau.
No dia 30 de dezembro de 2003, um grupo de montanhistas liderados por um geólogo especialista em geotecnia decidiu, por iniciativa própria, derrubar blocos que estavam soltos no local e podiam cair a qualquer momento. As pedras caíram facilmente, o que comprovou a sua instabilidade e o perigo que ofereciam.
A FEMERJ alerta que o Costão é freqüentado por curiosos e turistas, que não necessariamente conhecem as técnicas de escalada em rocha. Por isso, está informando a comunidade sobre as modificações e o risco que as pessoas despreparadas hoje estão correndo acidentes já estão acontecendo no local, segundo a federação. A instituição avisa que para aquelas pessoas que não sabem usar ou não possuem material de escalada, é fundamental a presença de um guia, que tenha conhecimentos técnicos e material para fazer a ascensão com segurança.
A FEMERJ afirma não ter responsabilidade sobre a manutenção do Costão ou o uso que qualquer pessoa venha a fazer desta ou de outras vias de escalada, assim como sobre suas conseqüências. “Mas procuramos, sempre que possível, fazer um trabalho voluntário de melhoria das condições das vias ou mesmo estimular que usuários com o devido conhecimento o façam”, afirma o presidente da federação, Bernardo Collares. Maiores informações podem ser obtidas no site www.femerj.org ou pelo e-mail info@femerj.org
Veja abaixo as principais recomendações da FEMERJ a quem for ao Costão do Pão de Açúcar:
Este texto foi escrito por: Webventure