Webventure

Femesp faz retrospectiva de 2007 e conta os planos para o futuro


Cesinha venceu o Paulista (foto: Ricardo Leizer)

2007 foi para a FEMESP certamente um ano muito ativo. Muitas mudanças, consolidação de projetos e alguns sustos, em meio a uma vida pessoal e profissional também muito compromissada, fizeram 2007 “voar”.

O afastamento informal do Silvério no cargo da Presidência por motivos pessoais teve um efeito curioso, quase solidário, em relação ao envolvimento das pessoas com a Federação. Havia um certo comodismo com a presença de um líder como ele, que além de articular, também executava. Ao se deparar com a realidade de que “ou tocamos”, ou ela estará fadada a minguar, criou-se uma força-tarefa, no qual, de acordo com seu envolvimento pessoal, cada um assumiu uma parte. Este espaço criado foi sendo lentamente ocupado até que, neste momento, considero que nosso crescimento é sustentável.

Gradualmente a Adriana do GPM está assumindo a tesouraria após uma gestão incondicional do Marcelo Chiossi. O Gustavo está assumindo a Diretoria Técnica e todos, em um esforço conjunto, estamos cobrindo a lacuna da Presidência.

Nossa assessoria jurídica foi determinante na reforma do Estatuto. Agradecemos ao Rogério. Quanto à nossa secretaria, somente uma palavra: impecável. Obrigado Jussara.

Com o estatuto reformado, além de nos adequarmos à nova legislação em vigor, abrimos um caminho para que a comunidade se aproxime da Federação através da filiação individual. Esperamos, dentre outras coisas, identificar pessoas que possam oferecer um pouco de seu trabalho voluntário e nos afirmarmos como entidade representativa do montanhismo e escalada no Estado de São Paulo.

Comunicação – Nosso meio de comunicação – o FEMESP News -, atualmente sob coordenação da Karina, está se consolidando e já temos 72 pessoas cadastradas pelo site para receber a notificação. Foram cinco boletins este ano. Estas pessoas cadastradas são multiplicadoras da informação e cobre, de forma indireta, a lacuna da Assessoria de Imprensa. Além disso, a divulgação ampla remete a uma imensa responsabilidade do que é reproduzido nos boletins.

Mas se existe uma conquista no “montanhismo institucional” em 2007, esta foi a reabertura das travessias no PNI, fechada há décadas, ainda que não em seu formato ideal. A dedicação do Pedro e também do Milton e Roney foi decisiva para a consolidação do processo. A competência com que conduziu o processo pela FEMESP via GT Itatitaia, em parceria com o GEAN e FEMERJ criou grande visibilidade e, atualmente, abre as portas para participarmos da elaboração do plano de manejo quando isto vier a acontecer.

A diretoria técnica terá muito trabalho para dar continuidade ao processo de qualificação: auditorias do CIM devem acontecer e, após consolidado o processo, devemos partir para a norma do Curso Básico de Escalada, nos moldes da do CIM.

Para 2008, é muito importante a elaboração de um Regimento interno para disciplinar a organização e funcionamento das Diretorias e dos cargos administrativos, especialmente, quanto às solicitações de filiação individual, emissão dos Selos e definir a conduta em caso da violação do estatuto.

Na escalada esportiva, além dos já tradicionais Campeonatos Paulista e Brasileiro em São Paulo, com as expressivas vitórias do Cesinha e da Thais Makino no Ranking Paulista, tivemos dois importantes eventos abertos realizados com apoio oficial, o Open de São Bento do Sapucaí (apoiado pela Prefeitura local) e o Open da Virada Esportiva, com apoio da Prefeitura de São Paulo.

Não poderíamos também deixar de parabenizar os atletas paulistas que defenderam as cores do Brasil nos campeonatos Mundiais, com ótimas colocações: Janine, Cesinha, Felipinho e Belê.

A Festa na Montanha, no contexto do Open de São Bento, foi um sucesso, reunindo centenas de pessoas ao local em um esforço conjunto da FEMESP com os clubes e, especialmente, da APEE. Nesta oportunidade, a Federação homenageou os Irmãos Cortez, conquistadores da Pedra do Baú pela Face Sul, entregando uma placa a sua família. Foi um momento de grande emoção. Também homenageamos Domingos Giobbi, montanhista pioneiro e fundador do CAP, com participação expressiva no Brasil e no Exterior.

Falando em Pedra do Baú, o GT Regrampeação subsidiou a regrampeação de 12 vias na região. É um grupo de trabalho que surgiu como uma demanda da comunidade e que está se consolidando aos poucos com a colaboração do Pedro, Marcelo Lopes e apoiadores.

Temos o desafio para 2008 de buscar uma solução alternativa para a reabertura do Guaraiúva, como símbolo de mais um lugar fechado para o montanhismo e escalada. Seria interessante um grupo dedicado a estas causas, que tendem a ser cada vez mais freqüentes dado o crescimento vertiginoso de praticantes do montanhismo e escalada com seu efeito colateral multiplicador de problemas. Além disso, o crescente processo de burocratização das instituições públicas tende a criar cada vez mais regras, no qual temos que participar ativamente para não sermos confundidos com turistas convencionais e termos de nos sujeitar às mesmas condições. No caso dos parques nacionais é ainda pior, pois a coordenação está imersa em uma atmosfera nebulosa do Instituto Chico Mendes, ainda sob coordenação do famigerado IBAMA.

A reestruturação do site da FEMESP permitiu dar uma boa enxugada no conteúdo, além de implementar um layout mais bonito e navegação mais fácil. Obrigado especial ao nosso Webmaster Daniel.

Agradeço muito o envolvimento do Maurício de Sousa, Monica Lais, Leizer, Neusa, Tom, Rosita, Robles, Suzuki e Carla Tanaka. A participação de vocês foi decisiva em diversos momentos.

Bom, 2007 acabou e 2008 será o ano de mantermos nossos projetos caminhando no processo de consolidação da Federação, com a certeza de que com o crescente envolvimento dos Clubes isso será realidade! Afinal, quem faz a Federação somos nós.
Viva o trabalho voluntário!

E feliz ano novo!

Mariana Zuquim
Vice-presidente da FEMESP

Este texto foi escrito por: Mariana Zuquim (Vice-presidente da FEMESP)