CMSM limpa trilha do Bauzinho para o Baú. (foto: Arquivo Femesp)
A FEMESP (Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo) lança hoje (18/02) a versão 2003 da campanha Adote uma Montanha, onde grupos de montanhistas, excursionistas e ONGs ambientalistas arregaçam as mangas para ajudar na proteção dos ambientes de montanha do Estado de São Paulo e serras de divisa como a Serra da Mantiqueira e Serra da Bocaina.
A campanha está voltada principalmente para os locais onde são praticadas atividades de aventura como caminhadas e escalada em rocha. Os grupos e instituições que aderirem à campanha deverão se organizar para adotar uma trilha de montanha onde serão realizadas várias atividades durante o ano, como:
A campanha foi lançada em 2002, Ano Internacional das Montanhas, e veio para ficar. No primeiro ano, pouco mais de dez grupos aderiram ao projeto, atuando durante todo o ano em locais como a Pedra do Baú, o Parque Estadual da Serra do Mar, o Pico do Jaraguá e até nas proximidades do Parque Nacional de Itatiaia, na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
“Em 2003, devemos chegar a 20 grupos”, diz a coordenadora da campanha, Karina Filgueiras, que complementa: “é bom lembrar a todos que cada organização deve entrar previamente em contato com o proprietário das terras, ou o responsável pela unidade de conservação (parque, reserva, estação ecológica, etc) onde pretende atuar e obter a permissão para desenvolver as atividades da campanha”.
Dia comemorativo – Dentro da campanha Adote uma Montanha, a FEMESP deverá organizar o Dia da Montanha Limpa no Estado de São Paulo, no próximo dia 13 de abril, quando todos os grupos envolvidos formam mutirões de limpeza de trilhas.
Os grupos e instituições que estiverem interessados em aderir à campanha podem obter maiores informações no site www.femesp.org, pelo fone (11) 9932 2291, com a própria Karina, ou ainda pelo e-mail karina.filgueiras@criarsigns.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure