Monte Verde tem um dos melhores parques para a prática do arborismo (foto: Rosely Atanes)
Ainda dá tempo para deixar de lado o stress diário da cidade e sair para se aventurar. Em Minas Gerais há lugares fantásticos para estar junto à natureza, alguns bem próximos a São Paulo.
Você já esteve em Monte Verde? Se você imagina que é um lugar apenas para lua de mel e para os namorados nos fins de semana, está enganado. Monte Verde é muito mais do que isso! É uma cidade romântica, mas também é um excelente lugar para a prática de esportes de aventura. Tem diversão e lazer para todos.
A cidade fica num vale no alto da Serra da Mantiqueira. As paisagens são espetaculares! A estrada, que antes dificultava o acesso, agora está totalmente asfaltada, não há problemas para chegar até lá.
Você vai encontrar hospedagem para todos os gostos, mas se informe bem a respeito dos locais para não se aborrecer. Pode-se alugar um chalé e ir com os amigos ou com a família. Para quem viaja com crianças, mas quer um tempo livre para praticar algum esporte, há hotéis na região com monitores e uma boa agenda de atividades para os pequenos.
Várias opções de aventura. Quer caminhar? Há uma boa opção até a Pedra Redonda e a Pedra Furada. Se você for principiante, a dificuldade é média, mas, caso você já pratique trekking, pode considerá-la fácil. A paisagem compensa o pequeno esforço e você vai recuperar as energias relaxando e contemplando a natureza lá do alto.
Existem outras trilhas, algumas com maior grau de dificuldade. Se você é um caminhante mais experiente a trilha que liga Monte Verde à cidade vizinha, São Francisco Xavier, tem aproximadamente 12 quilômetros, percorridos normalmente entre cinco e seis horas. Há trechos de subida e descida na serra. Você também pode fazer a trilha de bicicleta ou a cavalo.
Procure sempre um guia experiente, porque as trilhas apresentam diversas bifurcações e podem atravessar propriedades particulares. Informe-se nas agências e operadoras. Não arrisque a segurança de sua aventura!
Use roupas que não comprometam seus movimentos, um calçado adequado e confortável. Lembre-se de levar água e um agasalho porque o tempo pode mudar bastante.
Uma dica: traga seu lixo de volta, ele não faz parte do cenário. Há pessoas que ainda não têm essa consciência e deixam um “rastro” de sujeira ao longo das trilhas que fazem.
Você prefere descer os paredões de rocha em vez de subir? Empresas especializadas na prática do rappel oferecem equipamento profissional e treinamento adequado.
Com corredeiras de nível fácil, médio e difícil, a prática de rafting e acquaride – também conhecido como bóia cross – é uma das atrações de Monte Verde (de novembro a março).
Um passeio off-road de moto ou quadriciclo é indispensável. A atividade é monitorada para que o aventureiro possa ter acesso e conhecer lugares belíssimos. As crianças não ficam fora dessa aventura, há uma pista de quadriciclo para os pequenos com equipamento de proteção e uma equipe treinada para atendê-los. Para a melhor idade existem passeios (com guias) por trilhas simples e bosques apropriados.
Acompanhe na próxima página mais opções de aventura em Monte Verde
Monte Verde tem um dos melhores parques para a prática do arborismo, com pessoal especializado e equipamento adequado. São três percursos de arborismo disponíveis na região, com plataformas suspensas para caminhar na copa das árvores.
Presos a um cabo de segurança, os participantes escalam redes e árvores, caminham sobre cabos de aço, equilibram-se em troncos, atravessam pontes suspensas e deslizam por tirolesas. Você vê a natureza de um ângulo e uma altura completamente diferentes, tocando a copa das arvores.
No início de junho, o frio já chegou a Monte Verde: a temperatura pode variar entre os 18 graus e os cinco graus, sempre com queda à noite.
Lareira e fondue… tem coisa melhor? A gastronomia da cidade é bem variada, afinal os aventureiros apreciam um bom prato. Há diversos restaurantes, casas de chá, lanchonetes e bares. O cardápio varia do trivial ao exótico. A culinária local combina a típica cozinha mineira com os pratos de origem européia. Vale conferir!
Monte Verde pode ser explorada com diferentes graus de adrenalina: de jipe, moto, bike ou quadriciclo, praticando trekking ou cavalgada. As paisagens são muitas. Você vai retomar sua rotina totalmente renovada e logo vai procurar novas aventuras.
Então vamos lá! Eu tenho algumas sugestões de roteiros, muitos deles em Minas Gerais, que pretendo compartilhar com vocês.
Aproveite cada momento, cada aventura, mas sempre tendo em vista a segurança e a orientação de pessoal treinado para isso. Viva a natureza. Integre-se a ela!
Este texto foi escrito por: Rosely Atanes