Vela feminina conquista sua 1ª medalha em Olimpíadas (foto: Divulgação/ Local)
A vela feminina brasileira marcou a história do esporte nesta segunda-feira (18), em Qingdao, na China, na disputa da Olimpíada de Pequim. Fernanda Oliveira e Isabel Swan garantiram ao Brasil a inédita medalha em Jogos Olímpicos. Com o bronze da classe 470 conquistado na Medal Race, regata que vale o dobro dos pontos, a dupla subiu ao pódio ao lado das velejadoras da Austrália, Elise Rechichi e Tessa Parkinson, que ficaram com o ouro, e das holandesas Marcelien de Koning e Lobke Berkhout, detentoras da medalha de prata.
A regata, com ventos de nove nós, foi vencida por Fernanda e Isabel, que se mantiveram entre a primeira e a segunda colocações durante todo o percurso. A dupla entrou na Medal Race na quarta colocação na classificação geral, e o bom resultado garantiu a inédita conquista.
Foi grito atrás de grito, só conseguíamos gritar de tanta emoção. Agora é hora de curtir tudo o que temos para curtir, contou Fernanda após a conquista.
Somente com uma má colocação das holandesas, que ficaram com a quinta colocação na regata, elas conseguiriam um resultado melhor. A medalha é fruto de um projeto de quatro anos da dupla, que começou após a Olimpíada de Atenas, em 2004, e que culminou não só com o bronze na China, como com a conquista anterior da dupla, o quarto lugar no Mundial da classe 470, em 2006.
Fernanda e Isabel afirmam que o planejamento deu certo graças ao trio “exigente” que elas formaram com o técnico Paulo Ribeiro. A Bel, que era uma estreante em Olimpíada, teve de correr muito para entrar no nosso ritmo. Formamos um trio (a partir de 2005) pra lá de exigente. Volta e meia ficávamos chateadas uma com a outra ou com o Paulo e ele com nós, discutíamos. Tudo porque fomos um trio que trabalhou com uma exigência muito alta e full time. Mas acho que faria tudo de novo, não me arrependo de nada”, completou a atleta.
Atualizada às 12h50
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: agosto 18, 2008