Fernanda Maciel une corrida e escalada em desafio na Serra dos Órgãos

Redação Webventure/ Escalada

Brasileira correu a travessia Petrópolis - Teresópolis em 3h41min e escalou o pico Dedo de Deus na sequência

Conhecida por suas aventuras ao redor do mundo, a ultramaratonista de montanha Fernanda Maciel resolveu aproveitar sua estadia no Brasil para desbravar a geografia local e, claro, se desafiar. Com a Serra dos Órgãos, no Rio de Janeiro, como cenário, a atleta mineira uniu, no último final de semana, duas modalidades: a corrida e a escalada.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No sábado (19), Fernanda correu a travessia Petrópolis-Teresópolis em 3h41min, um percurso de quase 30km e mais de 2.000m de desnível positivo. Ao chegar ao final do percurso, a mineira ainda escalou o pico Dedo de Deus, uma via clássica brasileira, de 9 encordadas, conhecida como Maria Cebola.

“A travessia foi bem dura. Comecei às 5h da manhã, ainda sem luz do dia. Ao amanhecer, a montanha estava coberta por neblina, o que dificultava achar as trilhas corretas. Choveu bastante na noite anterior e as trilhas estavam cobertas com bastante lodo e água. Além disso, as pedras estavam bem escorregadias. E isso atrapalhou quando comecei a correr mais rápido nos descensos das montanhas”, explica a atleta.
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao finalizar o trecho Petrópolis-Teresópolis, Fernanda correu por mais 8 km até o início da subida do pico Dedo de Deus. Por lá, encontrou seu amigo Arthur Estevez, que é escalador local de Petrópolis. “Dali comecei a parte mais difícil. Essa escalada é bem longa e técnica. Cheia de chaminés, fendas e alguns cabos de aço no meio das paredes. Às 14h, consegui chegar no topo, com minhas mãos e pés destruídos”, conta Fernanda.

A atleta conta que chegar ao topo foi uma grande realização. “Correr e escalar fora da minha zona de conforto fez muita diferença para a minha evolução. Quis aproveitar tudo que a Serra dos Órgãos oferece e que eu ainda não conhecia. Me senti sem forças em muitos momentos, mas a minha vontade de ver uma parte do meu país era maior do que qualquer câimbra ou desafio emocional”, finaliza.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após a aventura no Brasil, Fernanda retorna à Europa na próxima semana. Por lá, iniciará os preparativos visando seus outros grandes desafios de 2019. Com o foco de se manter no topo no Circuito Mundial de Ultra, planeja a participação já em fevereiro na Transgrancanaria, nas Ilhas Canárias, e, em agosto, na Ultra Trail du Mont Blanc, atravessando França, Itália e Suíça. Além disso, ainda planeja para este ano alcançar um recorde ao subir e descer a montanha mais alta do velho continente, o Elbrus, na Rússia.

Last modified: janeiro 22, 2019

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure