O espanhol Isidre Esteve (Repsol KTM) conquistou neste domingo o Rali Orpic Maroc após finalizar as duas últimas especiais da prova neste domingo pilotando com a ponta dos dedos. O segundo lugar foi de seu colega de equipe Marc Coma (Repsol KTM) que fechou a dobradinha espanhola em um dia para ficar na história do motociclismo espanhol cross-country. Festa total também para a equipe Repsol KTM que já havia emplacado a vitória de Juan Roma no Dakar 2004.
O último dia de rali não trouxe surpresas. Os pilotos largaram de Oued Chebika rumo a Agadir em um dia com um total de 408 quilômetros.
Esteve e Coma controlaram a diferença em relação aos rivais e pilotaram as duas especiais com uma estratégia bem traçada em sem riscos. A maior dificuldade para os pilotos de moto nas duas especiais do dia foi a proibição do uso de GPS. A falta do equipamento acabou provocando um dos melhores momentos da primeira especial de 179 quilômetros quando os seis primeiros na trilha seguiram o erro de navegação do italiano Fabrizio Meoni e se perderam. O francês Richard Sainct, que não seguia junto ao pelotão dos líderes acabou vencendo a primeira especial seguido pelo chileno Carlo De Gavardo.
Na segunda especial deste domingo, última do rali, todos os pilotos rodaram sozinhos. O trecho cronometrado de apenas 60 quilômetros terminava em uma bela praia de falésias em Agadir, litoral atlântico do Marrocos. Na segunda especial a vitória foi do francês Cyril Despres, seguido pelo veterano piloto sul-africano Alfie Cox, bicampeão no Marrocos.
Festa espanhola – “O resultado é memorável. Sair vencedor pela primeira vez em um rali africano é inesquecível. Ainda mais depois de tudo o que me aconteceu no Dakar”, comemorou Esteve que no Dakar 2004 perdeu a liderança para seu companheiro de equipe Juan Roma após uma quebra com sua moto. “Estou muito feliz também por Marc que fez uma corrida fantástica e acumula com isto o segundo lugar no Mundial. É um momento muito importante para todos os espanhóis que batalham nos raids”, comemorou o campeão.
Marc também se mostrou exultante com o resultado que o colocou em segundo no Mundial. “Eu estou feliz porque soube aproveitar os momentos chaves do rali e trabalhar de forma inteligente, com estratégia. Mas para mim ainda mais importante é esta dupla vitória da equipe”, assinalou Coma.
Válido com segundo etapa do Campeonato Mundial de Rali Cross-Country da FIM, o Rali Orpic Maroc não tirou a liderança do Mundial que ainda é do francês Cyril Despres (Gauloises KTM). O segundo colocado é agora o espanhol Marc Coma (Repsol KTM), e em terceiro surge o campeão no Marrocos, Isidre Esteve (Repsol KTM). A disputa fica só entre os países participantes já que entre as fabricantes o domínio eterno da KTM no cross-country mundial segue inabalado.
Classificação final das motos no Rali Orpi Maroc
1) Isidre Esteve Pujol (ESP) – 17h32min00
2) Marc Coma (ESP) – a 2min53
3) Cyril Despres (FRA) – a 7min01
4) Fabrizio Meoni (ITA) – a 20min56
5) Richard Sainct (FRA) – a 36min44
Este texto foi escrito por: Cristina Degani
Last modified: junho 6, 2004