Webventure

Festa na largada do Dakar 2002


Juca Bala é cumprimentado pelo organizador do Dakar Hubert Auriol. (foto: Ricardo Ribeiro)

Mais de 400 veículos largaram nesta noite (28/12) da Praça dos Heróis, no centro de Arras, cidade ao norte da França, dando início ao Dakar 2002. Durante esta sexta-feira carros, motos e caminhões percorrerão os 465 km de deslocamento até a cidade de Chateauroux – não há nenhuma especial programada. O primeiro trecho cronometrado só aparecerá amanhã e vai ser de apenas 6 km.

Pela primeira vez o rali teve largada durante à noite, possibilitando que o público francês pudesse assistir à festa. Nas outras edições a partida era de madrugada. As motos foram os primeiros veículos de competição a largar, logo após a saída dos carros e caminhões de assistência. Cada participante que chegou à linha de partida foi apresentado à platéia, cujo ânimo nem o frio perto de zero grau conseguiu tirar.

Pela frente – Neste sábado, os competidores seguirão em mais um deslocamento até La Souterraine e farão a especial num circuito traçado do parque Croisière. Depois desse primeiro desafio, a caravana do Dakar seguirá para Narbonne, no sul da França. No domingo pela manhã, todos largarão com destino a Madri, já na Espanha. O trajeto terá 930 quilômetros no total e uma especial, cronometrada, de 35 quilômetros.

Brasil – O Brasil tem oito veículos disputando o Rally Paris-Dakar 2002. André Azevedo e os tchecos Tomas Tomecek e Mira Martinec estão competindo na categoria caminhões. Klever Kolberg e o francês Pascal Larroque formam a dupla na categoria Super Production Diesel de Carros. A Equipe BR Lubrax fica completa com Juca Bala e Luiz Mingione, nas motos. O carioca Armando Pires faz parte da equipe Drakar, da Normandia, e Luiz Azevedo e Marcelo Quelho (CDI Competições) completam a lista dos brasileiros na categoria Super Production.

Com informações de Ricardo Ribeiro, direto de Arras (FRA).

Este texto foi escrito por: Webventure