Foto: Pixabay

Festa na largada do Independência Off-Road

Redação Webventure/ Offroad

A largada do Independência 2000; todos de uma só vez. (foto: André Pascowitch)
A largada do Independência 2000; todos de uma só vez. (foto: André Pascowitch)

Penedo (RJ) – A largada promocional do Independência Off-Road 2000 ficou marcada pela festa que os pilotos fizeram no estacionamento do Shopping Via Park, no Rio da Janeiro.

De uma só vez, eles saíram em direção à praia da Barra para um percurso de 12 km pela orla carioca. Um em especial, o piloto da categoria Júnior, Renato Furmann (207), largou coberto pela bandeira nacional em comemoração à data. “Estamos fazendo esporte sem esquecer o motivo, a independência do Brasil”, comentou o piloto. Durante todo o trajeto, os pilotos acenaram para a população e roncaram forte os motores.

Depois disso, todos voltaram ao estacionamento do shopping para, juntamente com as equipes de apoio, se deslocarem até Itaguaí, local da largada técnica. “Esse ano a coisa está séria porque realmente fizemos um enduro muito forte e muito técnico. Vai precisar habilidade e de muita resistência física”, avaliou o diretor da prova, Helvécio Ribeiro. Antes do início da etapa (Rio de Janeiro a Penedo), Helvécio explicou o desafio de hoje. “Nós teremos um dia basicamente com 88% de trilha e 12% estrada. São trilhas fortes, mas boas de se passar”.

Cuidado – Atual bicampeão da prova, Dário Schrull (180), que disputa a categoria Master, também falou sobre as dificuldades da etapa. “Pelo que a gente está sabendo, vai ser um dia de muita trilha. Tem que ter atenção porque é um trecho curto e de médias altas (de velocidade). Com muito cuidado, vou acelerar forte para tentar zerar a especial”. Na verdade, Dário deu a dica de como os pilotos deveriam se portar.

As primeiras motos começaram a chegar em Penedo às 16h. Foram 170 km sobre diversos tipos de terreno, cruzando as cidades de Rio Claro, primeiro Neutro do dia (período de descanso e reabastecimento), Bananal, no estado de São Paulo, e Resende. Segundo o piloto Felipe Zanol (11), competidor da Master, “a gente pegou uma trilha bem difícil. A média (de velocidade) estava bem puxada. O tipo de terreno variou muito. Pegamos terra batida vermelha com pedras e estrada”.

Muitos pilotos tiveram prejuízo no tempo ao longo de todo o percurso. Motos estavam paradas por causa de pane elétrica ou por problemas mecânicos. Ao final do dia, entre os pilotos se comentava a atuação do mineiro Luiz Felipe Braga. Já Dário achou não ter tido um bom desempenho. O saldo positivo do dia é que não houve um acidente.

O Independência Off-Road continua amanhã, com largada às 6h para a segunda etapa. Serão 330 km de Penedo a Juiz de Fora, entrando no estado de Minas Gerais. Os resultados de hoje ainda não foram divulgados. Amanhã, você saberá que foi o vencedor e todos os detalhes do segundo dia na cobertura oficial on-line da Webventure.

Este texto foi escrito por: André Pascowitch

Last modified: setembro 7, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure