O Festival Aloha de Canoas Havaianas, disputado no último domingo (08/09), na Ponta da Praia, em Santos (SP), foi a comemoração de 2 anos das canoas havaianas no Brasil. No total, participaram mais de 70 remadores, muitos deles que nunca tinham experimentado a modalidade. Mostrando muita força e beleza, a categoria feminina fez a sua estréia em competições oficiais.
Os integrantes de cada time foram sorteados na véspera, dando equilíbrio a todos os participantes. Foram três categorias em disputa: feminina, masculina e a mista (quatro homens e duas mulheres). As provas foram curtas, de explosão, e bem diferenciadas das disputadas no Circuito Brasileiro.
Além de remar, os competidores nadaram até a canoa no mar, correram no final da prova e ainda praticaram a técnica de resgate (vira e desvira a embarcação) durante o percurso. Cada equipe competiu duas vezes e os tempos foram somados.
Nem mesmo o tempo nublado e ameaça de chuva, espantou o grade público que prestigiou as disputas. “O público curtiu muito, porque as provas foram bem próximas da praia e o melhor, conseguimos atingir nossa proposta, atrair novos remadores. Tivemos muita gente nova, que ganhou incentivo dos mais experientes”, comentou Fábio Paiva, responsável pela fabricação das canoas no Brasil.
Como funciona – As canoas havaianas existem há 3 mil anos e serviram como meio de transporte dos polinésios para a colonização das ilhas do Pacífico. Cada embarcação leva seis atletas e o primordial é a remada compassada.
A próxima competição do gênero será uma nova etapa do Circuito Brasileiro, no dia 25 de outubro, na Raia Olímpica da USP. Será uma prova curta.
Este texto foi escrito por: Webventure