Webventure

Festival de Boulder em MG pode ter atleta top


Evento espera reunir 200 atletas. (foto: Divulgação)

Em sua segunda edição, o Festival de Boulder de Ouro Preto espera ganhar âmbito nacional. Organizado pelos irmãos gêmeos Tiago e Mateus Veloso, que também escalam, o evento acontecerá nos dias 14 e 15 de julho, no Morro de São Sebastião, em Minas Gerais.

Em vez de contar com apenas 60 escaladores mineiros, como ocorreu no ano passado, o festival pretende reunir aproximadamente 200 escaladores do Brasil inteiro. Tiago e Mateus ainda esperam conseguir levar à competição um atleta top: Daniel Andrada, que mora no exterior e tem um dos currículos mais vitoriosos do planeta.

A realização do Festival de Boulder será simultânea ao tradicional Festival de Inverno promovido pela cidade de Ouro Preto, que costuma levar à cidade cerca de 250 mil pessoas. A região possui cerca de 100 boulders catalogados de V0 até V11 e inúmeros projetos.

O mito – A idéia de repatriar Daniel Andrada para participar do festival é fazer com que Ouro Preto seja reconhecida internacionalmente como uma área de boulder. Campeão mundial de velocidade em 1997 e campeão espanhol de boulder em várias ocasiões, o atleta possui seis 9A e lidera o ranking mundial do 8A.nu, site internacional de escalada.

Com o atleta em Ouro Preto, há a expectativa de que ocorra o surgimento do primeiro V13 e V14 do Brasil, e a confirmação de V12.

Este texto foi escrito por: Webventure