Webventure

Festival de Boulder K-mon reuniu 80 escaladores em Itajubá


Podium Master Feminino (foto: Orlando Mohallem)

No dia 12 de novembro, domingo de sol, foi realizado o primeiro Festival de Boulder K-mon, no ginásio Aldeia Escalada Esportiva, em Itajubá. Mais de 80 escaladores fizeram acontecer um dos maiores eventos de escalada já realizados no Sul de Minas.

Um dia antes, no sábado, os escaladores que vieram participar do festival foram logo cedo para a Pedra da Piedade se divertir. Depois, a maioria foi curtir o sossego do Abrigo de Montanha de Itajubá.

O Festival começou pontualmente às 10h30, já com a presença de 65 escaladores inscritos. Após aberta a área de escalada, os escaladores logo foram traçando suas estratégias para somar o maior número de pontos mandados. Havia 30 boulders espalhados, com três níveis de dificuldade: 10 fáceis, 10 médios e 10 difíceis. Cada um tinha seu peso em pontos. O escalador que concluísse a via à vista, ganhava a pontuação integral. Caso contrário, havia mais nove tentativas para o problema, com pontuação menor. Em cada boulder um fiscal fazia o julgamento da performance do escalador.

Foram três horas de escalada com muito som. Ao final deste tempo, toda a área foi isolada para a montagem dos boulders da final da categoria Master.

Em uma hora o resultado da eliminatória foi apurado e as seis atletas da categoria Master Feminino foram chamadas para a decisão. Depois de cada uma entrar em três boulders, intercalados com cinco minutos de tentativas e cinco de descanso, foi a vez dos seis atletas da categoria Master Masculino, que tiveram também cinco minutos para escalar quatro diferentes e fortes boulders.

A festa empolgava até mesmo aqueles que nunca tinham visto uma escalada de perto. O evento terminou pontualmente às 17h30, com muita festa e longas despedidas.

Com certeza novas pessoas se tornaram adeptas ao esporte depois deste festival aqui em Itajubá. A galera da cidade agradece a presença dos 84 inscritos e de todos aqueles que vieram de longe ou de perto participar ou prestigiar este evento, que com certeza terá uma edição nova a cada ano.

“Os boulders estão de um nível impressionante! A galera está de parabéns pela organização deste evento, que já faz parte do calendário de competições de escalada de Minas Gerais”, disse Pedro Leite da AME/BH

“Nós da Associação Mineira de Escalada, AME, gostaríamos de parabenizar a equipe de Itajubá pelo campeonato realizado. O campeonato, que contou com a participação de mais de 20 atletas de BH, atletas da região próxima à Itajubá e do RJ, foi sem dúvida um dos mais importantes eventos para o fortalecimento do esporte e da união dos grupos e, conseqüentemente, favorecendo a criação de uma Federação sólida. Teve um astral impecável e uma organização comprometida com a qualidade do evento”, comentou o presidente da associação, Fabiano Fernandes.

Mirim
João Vítor Corrêa Carvalho Taubaté/SP
Marcos Aurélio Moraes Itajubá/MG
Antônio Winicius Rocha Martins Itajubá/MG

Iniciante Feminino
Thaís Emídio Horta Oliveira Itajubá/MG
Cristiane Cançado Belo Horizonte/MG
Silvia Helena Barbosa Belo Horizonte/MG

Iniciante Masculino
Matheus Pasin Caldas São Bento do Sapucaí/SP
Gabriel de Oliveira Valinhos São Bento do Sapucaí/SP
Erasmo Ballot Aparecida do Norte/SP

Intermediário Masculino
Lucas Mateus Rivero Rodrigues Campinas/SP
Renato Passos Fonseca Pouso Alto/MG
Rogério Benedito dos Santos São Bento do Sapucaí/SP

Master Feminino
Anne Lages Ouriques Belo Horizonte/MG
Elisa Renno Belo Horizonte/MG
Paula Costa Manso São Bento do Sapucaí/SP

Master Masculino
Daniel Hans Picanço Schanuel Rio de Janeiro/RJ
Jean Lages Ouriques Belo Horizonte/MG
João Alberto Costa Filho São Bento do Sapucaí/SP

Este texto foi escrito por: Orlando Mohallem