Disputas acontecem em Macaé no Rio de Janeiro (foto: Divulgação)
A cidade de Macaé (RJ), nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, recebe a primeira edição do Festival de Canoagem, realizado na Base de Esportes Radicais, no vilarejo de Glicério. A prova contará com cerca de 80 atletas do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que participarão de várias modalidades. Alguns competidores estarão na prova na disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Descida.
Os competidores serão divididos nas provas de Caiaque, Caiaque Turismo, Caiaque Plástico e Duck, nas categorias Sênior, Junior e Máster. Além da disputa, os mais experientes competirão a Supercanoísta. Será uma prova forte e muito diferenciada, pois exige rolamento firme e obrigatório, saber nadar muito bem, remar sem remo, primeiros socorros, resgate em corredeira, entre outros testes. É uma prova para cada um achar seus limites físicos e saber se tem habilidade em ajudar outros canoístas na corredeira, contou Gerhard Jancsik, organizador do evento.
Brasileiro – A primeira, de quatro etapas do Brasileiro de Canoagem Descida, acontece no domingo (15) dentro do Festival de Canoagem, e terá cerca de 50 participantes, com destaque para a disputa entre o mineiro Robson Tavares e o carioca Joandir Costa.
Na modalidade, o canoísta deve demonstrar controle sobre o barco em corredeiras em um percurso pré-definido em pouco tempo.
Sobre o evento, a organização está confiante com o sucesso e o crescimento da modalidade, assim como o apoio aos competidores. Serão três competições dentro do festival, com premiação, medalhas, troféus e parte em dinheiro. Para participar será cobrado apenas um quilo de alimento, e com a inscrição realizada o canoísta terá direito a uma camisa do evento e acampamento coberto gratuito, explicou Gerhard.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 12, 2009