Webventure

FIA proíbe propaganda de cigarro em suas provas a partir de 2007

O Fia (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu ontem proibir a publicidade de cigarros nas competições que organiza a partir do final da temporada de 2006.

A proibição pode afetar o futuro de algumas equipes que têm nas empresas de tabaco seus principais patrocinadores.A decisão foi tomada em reunião do Conselho Mundial da entidade, que está acontecendo na cidade de Sevilha, sul da Espanha e leva em conta determinações e estudos da Organização Mundial de Saúde.

“De acordo com a recomendação da Organização Mundial de Saúde, fica proibida a publicidade e o patrocínio de empresas de tabaco nos esportes motorizados a partir do final da temporada de 2006”, disse a FIA durante a reunião do Conselho Mundial de Esportes a Motor.

Além disso, também está sendo seguida uma determinação da União Européia sobre o assunto, onde a exposição e a publicidade de marcas ligadas à indústria de tabaco passaria a ter mior controle.

“Esse longo prazo permite que as equipes se adequem na lei e encontrem alternativas razoáveis de patrocínio”, afirmou o porta-voz da Federação. Nos ralis, a principal prejudicada deverá ser a Marlboro Mitsubishi Ralliart, uma das principais equipes do mundo e que atualmente conta com Tommi Mäkinem, um dos mais importantes pilotos da modalidade.

Este texto foi escrito por: Webventure