Webventure

FIA reconhece Rally Internacional dos Sertões

Maior rali das Américas passa a fazer parte do calendário oficial da entidade máxima do automobilismo; Iniciativa abre portas para a participação de pilotos estrangeiros

São Paulo (SP) O Rally Internacional dos Sertões comemora 15 anos tendo o status de evento internacional reconhecido pela entidade máxima do automobilismo mundial. A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) incluiu o maior rali das Américas em seu calendário oficial, o que abre portas para a participação maciça de pilotos estrangeiros na competição.

“Isso significa que o Sertões deixa de ser um campeonato nacional para carros para ser aberto a pilotos estrangeiros. Os competidores filiados a FIA são autorizados a participar somente de eventos do calendário da entidade. Se quiserem participar de provas não reconhecidas, precisam pedir autorização para a federação local”, explicou Paulo Enéas Scaglione, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Na opinião dele, a inclusão no calendário da FIA é um passo importante para que o Sertões possa se tornar uma das etapas do Campeonato Mundial de Rally Cross Country o que já acontece com as motos e os quadriciclos. “O reconhecimento da FIA atesta que o Sertões respeita padrões internacionais de segurança e de organização. Atualmente, o evento não deixa a desejar a nenhum outro no mundo e já preenche a maioria dos requisitos para virar etapa do Mundial”, continuou Scaglione. A CBA intermediou todo o processo de reconhecimento do Sertões junto a FIA.

Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, empresa responsável pelo evento que corta o interior do Brasil, acredita que o aval da FIA irá refletir diretamente no grid de pilotos. “Queremos aumentar o número de carros estrangeiros. O desafio é que a participação de pilotos de fora cresça de 30% a 40% nos próximos dois anos”, antecipou.

Destaque no continente Além do Sertões, apenas o Rally Por Las Pampas, na Argentina, que é etapa do Mundial da modalidade, faz parte do calendário da FIA na América do Sul. “Foi um ótimo presente de 15 anos”, disse Simone Palladino, diretora-executiva da Dunas Race.

“A inclusão no calendário da FIA é um reconhecimento de todo o esforço que está por trás do Sertões. Na última década, conseguimos firmar o evento como sinônimo de profissionalismo e fonte de bons negócios”, afirmou Simone.

A prova A edição de 15 anos do Rally Internacional dos Sertões será realizada entre 6 e 18 de agosto de 2007, com cinco mil quilômetros de desafios naturais. A caravana passará pelas seguintes cidades: Goiânia (GO) / Minaçu (GO) / Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) / Lençóis (BA) / Juazeiro (BA) / Aracaju (SE) / Salvador (BA).

Programação do Rally dos Sertões

5/8 – Abertura da Secretaria de Prova (14h às 18h)
6/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
7/8 – Secretaria de Prova / Vistorias técnicas
8/8 – Prólogo, largada promocional e show do Jota Quest
9/8 – Largada de Goiânia (GO) / Minaçu (GO)
10/8 – Minaçu (GO) / Palmas (TO)
11/8 – Palmas (TO) / Alto Parnaíba (MA) * Etapa Maratona
12/8 – Alto Parnaíba (MA) / São Raimundo Nonato (PI)
13/8 – São Raimundo Nonato (PI) / Barra (BA) * Etapa Maratona
14/8 – Barra (BA) / Lençóis (BA)
15/8 – Lençóis (BA) / Juazeiro (BA)
16/8 – Juazeiro (BA) / Aracaju (SE)
17/8 – Aracaju (SE) / chegada em Salvador (BA)
18/08 – Festa de premiação

O Rally Internacional dos Sertões é organizado e promovido pela Dunas Race.

Este texto foi escrito por: Vipcomm