Monte Sarmiento (foto: Divulgação)
Rodado em março de 2003, o documentário brasileiro sobre montanhismo Extremo Sul foi selecionado para ser exibido na competição oficial do IDFA International Documentary Filmfestival Amsterdam, que acontece de 18 a 28/11, na Holanda. Esta é a 17a edição do evento, que não só é considerado o mais importante festival internacional de documentários, como também um dos melhores mercados de compra e venda de filmes deste gênero.
O filme gaúcho, produzido pela M. Schmiedt Produções, vai participar da sessão First Appearance, em que constam mais 20 filmes de diretores de primeira ou segunda realização, e concorrerá ao First Appearance Award e IDFA Audience Award. Monica Schmiedt, diretora e produtora do filme, foi convidada pela organização do festival e representará o filme em Amsterdã.
Extremo Sul mostra uma ambiciosa expedição realizada em março de 2003 por cinco alpinistas sul-americanos: os brasileiros Nelson Baretta e Ronaldo Frazen Junior, os argentinos Eduardo Hugo López e Walter Rossini e o chileno Julio Contreras. Vinte e duas pessoas participaram das filmagens, incluindo alpinistas, fotógrafos, técnicos e diretores. O documentário aborda o fascínio que atraiu estes e outros homens ao Monte Sarmiento, uma montanha de difícil escalada na Terra do Fogo, na Patagônia, no extremo sul do continente americano.
Drama – A espontaneidade do documentário fica por conta do drama íntimo revelado pelo grupo de escaladores, diante do confronto com a natureza, expondo seus sonhos e fracassos, suas vontades e preferências. Com uma estrutura de narrativa diferente, o filme revela belas imagens que remetem à aventura e atividade do alpinismo.
A produtora se apressa em terminar a primeira cópia 35mm, que já sairá com legendas em inglês. A montagem das imagens partiu de um bruto de mais de 100 horas e resultou numa versão final de 92 min, duração adequada para um documentário. Nos meses que se sucederam, foi feita a edição de som e mixagem, a cargo da JLS Facilidades Sonoras; os efeitos visuais digitais, realizados pela produtora gaúcha, Capsula Cinematográfica; e a finalização de imagens em alta definição, pela TeleImage. Aproveitando o momento de renovação e popularização do cinema de documentário, a produção aguarda a definição da distribuidora Europa Filmes quanto à sua data de lançamento nos cinemas do país.
Para saber mais, acesse www.extremosul.com
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 12, 2004