Filosofia de vida e conceito de vestuário nos esportes; saiba como foi a palestra de Makoto Ishibe na Adventure Fair - Webventure

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Filosofia de vida e conceito de vestuário nos esportes; saiba como foi a palestra de Makoto Ishibe na Adventure Fair

Redação Webventure/ Biking, Corrida de aventura, Montanhismo

Direto da Adventure Fair – Os esportes ao ar livre com regras mais flexíveis e tendo o tempo desafio e não como limite, como são os esportes tradicionais (vôlei, basquete, tênis, golfe e principalmente futebol) são a tendência do futuro, segundo Luiz Makoto Ishibe, empresário e atleta de 46 anos, que fez palestra ontem na Adventure Sports Fair sobre o futuro do esporte e as tecnologias de alta performance.

A palestra foi realizada no estande do Go Outside Adventure Congress, na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. A feira termina hoje e pode ser visitada até as 20 horas.

Não será o fim dos esportes de quadra, nem do milionário futebol, que atrai investidores em todo o mundo, como a Nike – que veio da corrida de rua, dos tênis com solado waffle – que investiu no esporte e recebe atualmente o mega retorno de marca desde então. Mas deve haver um desintesse crescente no futuro na prática deles, segundo o palestrante.

Makoto, que tem conquistas e grandes feitos em Montanhismo, é praticante de mountain bike, e competiu nas principais provas de corrida de aventura do Brasil. Em 1999, competiu no Eco-Challenge Patagônia.

Por circular entre os mais variados esportes de aventura e por estudar desde cedo os materiais e tecnologias que são fabricados os principais equipamentos, acessórios e vestuário para prática esportiva, Makoto é um mestre no assunto e um dos principais pensadores de tendências esportivas no país, em se tratando de esportes extremos e ao ar livre.

Conceito – A palestra foi uma verdadeira aula de conceito de prática esportiva e tecnologias para alta performance. Makoto mostrou que mesmo o futebol sendo o maior cliente dos investimentos em marketing esportivo, o futuro pode ser mais “livre”, pois a filosofia de vida das pessoas, que primam por qualidade de vida, bem-estar físico e mental, vai direcionar os esportes.

Na opinião dele, as corridas de rua, que crescem cada vez mais, é o melhor termômetro dessa tendência. “Uma criança que pedala mountain bike ou anda de skate não vai entender porque o coleguinha está num espaço pequeno e delimitado jogando basquete, cheio de regras e tempo fixo”, explica Makoto. “O skate por exemplo, não é visto ainda como esporte por muitas pessoas, principalmente pelos dirigentes esportivos; para muitos é apenas uma manifestação de rebeldia”.

O empresário diz ainda que os grandes eventos de esportes extremos, principalmente aqueles os apoiados pela Red Bull e divulgados pela ESPN, são aqueles que mostram a tendência do esporte, “porque conciliam o interesse do atleta, dos patrocinadores, dos espectadores, etc. É um ambiente de coleguismo e não de desavença, em que todos trabalham pelo esporte”.

A história da melhoria de matérias-primas e tecnologias que ajudam a melhorar o desempenho dos atletas não é nova, mas a velocidade com que ela vem atingindo o mercado esportivo é cada vez maior. Makoto explicou que os eventos também ajudam no desenvolvimento de produtos e acessórios, quanto maior e melhor a competição, mais participações de atletas ali, e a conseqüência é o crescente desafio da indústria deste segmento.

“Para termos uma idéia, o esporte mais básico dessa linha, que é a corrida, movimenta uma grande economia, pois o indivíduo não sai com menos de mil reais na rua”, diz o empresário.

Na corrida, uma pessoa pode sair com mil reais ou mil dólares, dependendo do poder aquisitivo. É um tênis caro, uma camiseta que seque mais rápido, um shorts que permite maior liberdade de movimentos, um monitor cardíaco, um óculos com lentes que protegem contra raios UV, um boné com tecido diferenciado.

Conhecimento deve partir do consumidor – Makoto defende o conhecimento para a compra adequada. E isso não vale somente para os artigos esportivos. É a velha história de que não adianta comprar uma Ferrari se você não sabe andar nela, não sabe fazer o equipamento dar seu desempenho máximo e nem vai usar toda a potência dele, porque não tem treinamento para isso e nem conhecimento.

“Com roupas e equipamentos é a mesma coisa. A maior pesquisa hoje do mercado esportivo é sobre o gerenciamento de umidade no vestuário. Mas de que adianta o artigo de compra ser de ponta se o usuário além de não saber o quer, pede ajuda ao vendedor que também não sabe o que vende?”, questiona Makoto.

Para isso, o empresário, que também é sócio da Half Dome, disponibilizou no site da loja (www.halfdome.com.br) uma série de artigos que informam sobre equipamentos, como escolher, quais são as tecnologias de alta performance e outras informações necessárias para quem quer fazer uma compra sem dúvidas primárias.

Makoto também falou das vertentes do mercado tanto para produzir uma peça interessante quanto para ser melhor aceito pelo consumidor: desempenho, estética, conforto e tecnologia. Se um dos itens não agradar ao comprador, é um bom motivo para ser repensado.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: agosto 27, 2006

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Redação Webventure
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