Webventure

Fim da 5 Oceans é adiado por mau tempo


Stamm lidera (foto: onEdition/ 5 Oceans)

A largada da última perna da 5 Oceans, regata de volta ao mundo em solitário, foi adiada devido às péssimas condições de vento e clima que os velejadores enfrentariam na saída de Norfolk, na costa americana. O trecho irá cruzar o Atlântico de volta para a Europa e deveria começar neste fim de semana. A última perna da regata termina em Bilbao, no País Basco, Espanha.

Um sistema de baixa pressão se instalou em cima da baía de Chesapeak, ao norte de Norfolk, passagem obrigatória para a flotilha de quatro veleiros. A previsão do tempo mostra ventos de 40 a 55 nós (74 a 101 km/h) na manhã do domingo, com rajadas que podem chegar a até 65 nós. Já para segunda-feira a previsão é que os ventos diminuam a intensidade para menos de 40 nós, chegando a 25 no fim do dia. Além do vento forte, os velejadores terão que enfrentar as correntes contrárias, o que dificulta a passagem e torna famosa a baía de Chesapeak no meio náutico.

A organização ainda não se decidiu quanto a hora e a data da saída da terceira perna. “Não foi uma decisão fácil, mas nos sentimos na obrigação de garantir a segurança dos comandantes. Todos os modelos de clima estão prevendo uma frente que irá atingir a área no domingo com ventos e chuvas fortes, além de ondas bem grandes”, explicou David Adams, da comissão organizadora da 5 Oceans.

Liderança – O suíço Bernard Stamm venceu as duas pernas até agora e lidera a competição com o veleiro Chaminées Poujoulat. Em segundo está o japonês Kojiro Shiraishi a bordo do Spirit of Yukoh, barco que leva o nome de sua filha.

Graham Dalton teve sérios problemas com seu A Southern Man e ficou mais de duas semanas parado em Fortaleza, na costa brasileira, refazendo o bulbo que ele perdeu. Ainda está a caminho de Norflok, atualmente na altura do Caribe.

Este texto foi escrito por: Redação Webventure