Trecho de trekking na etapa Serra da Canastra. (foto: David Santos Jr.)
A 3ª e última etapa do Circuito Brasil Wild de corrida de aventura vai acontecer nos dias 20 e 21 de agosto na região de Poços de Caldas e Andradas, em Minas Gerais. A prova terá 176 km de percurso e as equipes, com quatro integrantes cada, irão praticar diversas modalidades. Saiba as características de cada uma delas, segundo a organização do evento:
Bike – Serão 122 km de bike divididos em cinco pernas 100% pedaláveis, sendo uma mais longa, com 51 km. As pernas de bike vão exigir força e técnica, devido à diversidade das condições das estradas de terra. Uma perna será quase que inteira no asfalto e haverá constantes subidas e descidas.
Trekking – Serão 24 km de trekking, divididos em três pernas. Os atletas caminharão na crista das montanhas que compunham a antiga cratera do vulcão, percorrendo trechos técnicos, muitas vezes sem trilha e de grande beleza. Atingirão 1663 metros de altitude e no último trekking, noturno para a grande maioria, onde também será realizada a tirolesa e o rapel, haverá pontos de grande exposição por causa da altitude, com muito frio, e aumento da sensação térmica devido ao forte vento.
Canoagem – Serão 30 km de canoagem, em duas pernas. Uma delas será em uma bela represa durante o dia, e a outra, a mais longa, rio abaixo com pequenas corredeiras. As equipes de ponta devem fazer esta segunda perna durante a noite, onde sentirão muito frio.
Técnicas verticais – Haverá uma tirolesa com características de alta montanha, pois implicará em atravessar um vão que dista 200 metros do chão. Será realizado um rapel com 80 metros positivo e negativo. O trecho de vertical será noturno para a grande maioria.
Orientação – A modalidade será fácil nas pernas de canoagem, no entanto, nas pernas de bike e trekking, será constante, envolvendo várias vezes a escolha do melhor caminho em termos de esforço/benefício e complexidade da navegação. Nos trekkings, há vários trechos sem trilha, envolvendo navegação em alça e precisão.
As inscrições para a etapa Poços de Caldas da Brasil Wild estão abertas e têm o preço variado, pois há um desconto de acordo com a origem da equipe e a data em que é realizada. O valor é em média R$ 1.300 por equipe. Mais informações no site www.brasilwild.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 20, 2005