Tripulação de André Fonseca prepara o veleiro para um match (foto: Hector Echebaster/ ZDL)
Começa hoje a final do Match Race Brasil 2005, disputado em regatas barco contra barco com veleiros idênticos, testando assim exclusivamente as habilidades de cada tripulação. A prova acontece no Rio de Janeiro, na Bahia de Guanabara, e termina no dia 18.
A última etapa do ano conta com a presença de alguns dos melhores velejadores do Brasil, como Torben Grael, Alan Adler, André Fonseca, Marcelo Ferreira, Alexandre Saldanha e Daniel Glomb, além da presença internacional de tripulantes do Alinghi vencedor da Americas Cup e do neozelandês Simon Minoprio, de 22 anos, que participa do circuito mundial da modalidade.
As dez da manhã de hoje começaram os treinos para o primeiro dia de matches, que seguem pela sexta-feira, a partir das 10h. No sábado de manhã é a última chance para as equipes se classificarem para as semi-finais, que começam ao meio dia e meia. No domingo terminam as semi-finais e às 11h começa a prova que irá decidir o campeão de 2005.
Disputa – Dos três anos de competição, esse é o primeiro em que Torben Grael não garante o título por antecipação. A disputa com André Fonseca está equilibrada, ambos com 16 pontos acumulados na liderança da competição. Estou totalmente envolvido com o Brasil 1 e desde maio não velejo match race, enquanto outros treinaram e competiram. Estou preparado para uma disputa muito dura, mas estamos muito confiantes, disse Fonseca, que também é tripulante do primeiro veleiro brasileiro a competir na Volvo Ocean Race.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 15, 2005