Webventure

Finlândia é a campeã do Six Days 2002


O tricampeão do Six Days Mike Ahola da Finlândia. (foto: Fabiano Godoy)

A Finlândia sagrou-se campeã do Six Days Enduro, a Copa do Mundo da modalidade, encerrada ontem (29/09), em Jablonec Nad Nisoud, na República Tcheca. A equipe do país levou os títulos da categoria Troféu (disputa por seleções) e três individuais – 250cc (2 Tempos), com Samuli Aro; 400cc (4T), com Juha Salminem e 500cc (4T), com Mika Ahola, campeão da geral pela terceira vez consecutiva.

O Brasil, apesar da desclassificação de dois de seus pilotos, ainda aparece na 15ª posição. O país vai abrigar a próxima edição do Six Days no ano que vem, em Fortaleza.

A última etapa desta 77ª edição do evento foi em um circuito fechado de apenas 70 km depois de os pilotos participarem da prova especial de motocross. As quase trezentas motos que chegaram ao final, das 600 que largaram, foram divididas em grupos de 40, separados por cilindrada.

Briga final – Praticamente todos os títulos já estavam definidos. Apenas a categoria 400 (4T) ainda não conhecia seu campeão. Depois de cinco dias de competição, a diferença que separava o inglês Paul Edmondson do finlandês Juha Salminen, campeão mundial, era de apenas três segundos. Edmondson ainda saiu na frente, mas um tombo abriu as portas para mais uma vitória de Salminen.

O resultado final do Six Days está sendo revisto, mas a categoria troféu não irá mudar, ao menos nas primeiras posições. O segundo lugar ficou com a Suécia, seguida pela França, campeã do ano passado, Inglaterra e Itália. A categoria Troféu Júnior foi vencida pela França, com o surpreendente time de Portugal em segundo. Confira abaixo os campeões por categoria.

Six Days 2002 – campeões

Categoria 125 (2T)
Stefan Merriman (AUS)

250 (2T)
Samuli Aro (FIN)

250 (4T)
David Fretigne (FRA)

400 (4T)
Juha Salminem (FIN)

500 (4T)
Mika Ahola (FIN)

Troféu
Finlândia

Troféu Júnior
França

Este texto foi escrito por: Webventure