Webventure

Finn será uma das classes mais disputadas na Seletiva Brasil


André Fonseca e Rodrigo Duarte já estão classificados (foto: Divulgação/ www.2007qdregatta.com)

A classe Finn promete ser uma das mais disputadas da Seletiva Brasil que acontecerá a partir da próxima sexta-feira (8), no Rio de Janeiro. São pelo menos seis velejadores com chance de representarem o Brasil nas Olimpíadas, em agosto deste ano.

Com a ausência de João Signorini, o Joca, que está disputando a Volvo Ocean Race 2008/2009 em uma das tripulações da equipe Ericsson, um dos favoritos para integrar a equipe brasileira de vela é Henry Boening, o Maguila. Em janeiro deste ano, ele conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Finn, na Baía de Guanabara (RJ).

“As condições da raia serão, certamente, muito difíceis, o que complicará a vida de todos os participantes. Tivemos uma amostra das dificuldades no Brasileiro, quando algumas regatas foram canceladas por falta de condições”, afirmou Maguila. “Além disso, o Finn tem diversos velejadores de alto nível e a seletiva será mais difícil do que o Campeonato Brasileiro”, completou o velejador.

Outros concorrentes – Mais um atleta que deve disputar a vaga para os Jogos de Pequim é o veterano Jorge Zarif, de 50 anos, que já acumula no currículo oito campeonatos brasileiros e a participação nas olimpíadas de Los Angeles, em 1984, e de Seul, em 1988. “Minha vida é um projeto olímpico, não apenas no sentido esportivo, mas como referência para agir e buscar melhorar e evoluir sempre”, disse Zarif.

Bicampeão olímpico ao lado de Torben Grael na classe Star, outro que irá concorrer na Finn é Marcelo Ferreira. “Após 20 anos como proeiro resolvi velejar um pouquinho no leme. Escolhi a Finn porque é a única em que posso competir”, afirmou o atleta, referindo-se aos seus 112 quilos. “O objetivo era fechar parceria com outro timoneiro na Star, mas não consegui.”, lamentou. Torben Grael está como chefe de uma das embarcações da Ericsson, na Volvo Ocean Race 2008/2009.

São esperados aproximadamente 15 embarcações de Finn na Seletiva Brasil. Além da Finn, a disputa apontará os representantes brasileiros em outras cinco classes: Star, 470 (feminino) e RS:X (masculino e feminino), entre os dias 8 e 15, e Laser Standard, de 22 a 29 de fevereiro.

A programação do evento prevê a realização de 14 regatas, a partir do sábado (9), ao meio dia. Durante a sexta, serão feitas inscrições, medições e pesagem dos tripulantes da Star, além de regatas-treino.

Duas classes já têm seus velejadores definidos para os Jogos de Pequim. Na 49er, o país será representado por André Fonseca e Rodrigo Duarte, que conseguiram a vaga no Campeonato Mundial de Sorrento, e na 470 masculino, irão Fábio Pillar e Samuel Albrecht, que garantiram sua participação no Mundial de Port Phillip, ambos em janeiro deste ano.

A equipe nacional ainda pode ganhar representantes em outras duas classes, dependendo do desempenho dos atletas da Tornado e da Laser Radial (feminino) no Mundial de Auckland, na Nova Zelândia. A competição para a Tornado acontece entre os dias 22 de fevereiro e 1 de março, e para a Laser Radial de 13 a 20 de março.

Este texto foi escrito por: Webventure