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Fiscais e postos de controle serão abolidos no Piocerá 2009


Competidores utilizarão sistema de controle (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

A 22ª edição do Rally Piocerá contará com novidades tecnológicas para a organização e para os pilotos. A prova acontece entre os dias 28 e 31 de janeiro, entre o Piauí e o Ceará. Pela primeira vez, a competição utilizará um novo sistema de controle dos competidores em pontos estratégicos da prova. O Rastro Totem será instalado nos carros, motos e quadriciclos.

O aparelho funciona como um GPS instalado nos veículos, que grava em sua memória a posição geográfica e o horário a cada segundo. Um programa extrai o horário, com precisão, da área desejada os postos de controle. Ao competidor, resta apenas manter a regularidade e evitar os erros de percurso; é liberado também o uso de GPS de backup.

O responsável técnico do aparelho, Tarcisio Macedo, explica que o sistema é confiável. “Em cada carro ou moto é fixado um GPS Rastro que foi projetado especificamente para enduro e rali. Como o projeto é focado, ele atende todas as necessidades para uma apuração confiável e precisa”, declarou Macedo. Os dados do software serão descarregados logo após o piloto concluir a prova.

Para Ehrlich Cordão, organizador da prova, o sistema pode trazer vantagens para o Piocerá 2009, uma delas é a possibilidade da entrega dos resultados da etapa durante o briefing. “Por exemplo, deixará de existir a possibilidade de erro humano na digitação dos dados. A agilidade na entrega dos resultados será bem maior, pois não dependeremos mais de ficar na espera de um coletor que não chegou porque o carro em que estava sendo transportado até a equipe de apuração quebrou ou algo parecido”, explicou Cordão.

Macedo afirma que o Rastro Totem pode ter pequenas falhas. “Se isso ocorrer por uma determinada região e esse competidor realmente for prejudicado, acredito que o melhor seria cancelar esse PC. Caso não faça diferença no resultado, teremos que resolver com o piloto. Se o equipamento falhar 100% e o competidor não possuir um backup, teremos que ter respaldo de um regulamento, responsabilizando o piloto e isentando a organização”, afirmou o responsável técnico.

Este texto foi escrito por: Webventure