Para um apaixonado por esportes de aventura, passear pelos fiordes noruegueses é como observar um belo parque de diversões. A natureza deslumbrante e a diversidade possibilitam inúmeras opções, sejam elas pela água, pelo ar ou pelas montanhas.
A vila de Flam é descrita na cartilha de apresentação do destino como o ponto de partida para explorar a natureza da região. E sabemos que a palavra explorar é uma das preferidas do dicionário dos aventureiros.
Com apenas 350 habitantes que moram escondidos atrás das montanhas, Flam é basicamente um centrinho com cara de interior. Lojas, mercado, centro turístico, estação de trem e um pequeno porto, e é dessa praça que sai a diversão.
O destino é na região dos fiordes da Noruega o que Brotas é em São Paulo. Sua localização, no coração do Aurlandsfjord, uma ramificação do grandioso Sognefjord de 204 quilômetros de extensão, é um ponto estratégico para conhecer algumas das mais charmosas vilas da região.
A vila de Undredal, por exemplo, é casa de 65 pessoas e 450 cabras e para chegar até ela é possível ir de caiaque ou embarcar no Fjord Safari. O Safari leva os visitantes em um barco de alta velocidade pelas águas do fiorde enquanto o guia explica a história e estilo de vida da região.
Também é possível chegar mais perto da natureza em outros passeios de barco, trilhas de mountain bike no verão, caminhadas de snow shoe no inverno, escalada, paragliding e atividades para gostos e níveis diferentes. Outra atração é o Flam Railway, que leva de Flam até o vilarejo de Myrdal e foi eleito pela Lonely Planet um dos caminhos de trem mais bonitos do mundo.
Como conhecer um lugar é também experimentar a sua comida, Flam concentra restaurantes e cafés e, como ninguém é de ferro, na praça central também está a cervejaria Aegir com uma produção capaz de agradar até quem conhece muito sobre cerveja.
Mais informações:
Fjord Safari – www.fjordsafari.com
Flam Railway – www.visitflam.com
A jornalista viajou ao país a convite da Visit Norway.
Acompanhe nas próximas semanas matérias sobre cidades, atividades e esportes de aventura na Noruega.
Este texto foi escrito por: Isabela Rios
Last modified: maio 13, 2015