Apesar de ter alguns dos melhores points de downhill do país, o Rio desperta para campeonatos da modalidade neste domingo, em Visconde de Mauá. Apoiado pela Webventure, O Fluminense deve reunir os melhores bikers do país, incluindo o catarinense Markolf Berchtold, 26º do ranking mundial. E mais: os campeões das categorias Elite, Júnior e Expert ganharão passagens para os EUA, podendo participar do campeonato norte-americano, o Norba (National Off Road Biking Association).
É a primeira vez que o Rio abriga um campeonato de downhill. Muitos atletas do estado estavam disputando – e vencendo – os campeonatos de São Paulo e de Minas Gerais. “É incrível que o Rio tenha demorado tanto a Ter um campeonato”, comenta Markolf. “Pretendo participar de todas as etapas, mas não vou preocupado em vencer. Estou de férias.”
O Fluminense terá as categorias juvenil, júnior, expert, sênior, master, elite, feminino e rígida. A abertura do evento, com liberação da pista para treinos oficiais será no sábado, das 8h. No domingo, os treinos acontecem das 7h às 9h. A largada acontecerá às 10h.
Somente atletas federados estarão somando pontos para o hanking que irá definir o campeão carioca de Downhill 99. A carteira da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro será fornecida gratuitamente ao atleta que desejar filiar-se.
As próximas etapas do Fluminense acontecem no dia 14 de novembro, em Parati, e em 12 de dezembro na Vista Chinesa, no Rio de Janeiro.
O 1º Campeonato Estadual de Downhill é realizado pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Webventure, Wall Park, Hostelling International – Albergues da Juventude, Travelling Turismo, Bicicletas Amazonas e Cycloponto.
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira