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Focado no mundial de 2008, Ecomotion/Pro prepara prova dura


O organizador Said Aiach (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)

Direto de Resende (RJ) – A organização do Ecomotion/Pro está em negociação com o Circuito Mundial de Corridas de Aventura (ARWC) para trazer a principal prova de 2008 para o Brasil. Para impressionar, preparou uma edição para entrar para a história como a mais dura até então. “Para trazer o mundial para o Brasil, temos que oferecer uma prova com nível técnico compatível aos que são apresentados fora do país. Será uma prova duríssima”, disse Said em suas primeiras palavras no briefing da noite de ontem.

Para o representante do ARWC na prova, Geoff Hunt, existem grandes chances do país sediar a prova máxima do Campeonato Mundial de Corrida de Aventura. “Provavelmente em 2007 teremos o mundial na Escócia e Reino Unido e existe estamos analisando a possibilidade de trazê-lo para o Brasil no ano seguinte”, declarou.

A diretoria de prova apresentou detalhes e as dificuldades que os 216 atletas irão enfrentar a partir das 20h de hoje. A largada será em caiaque duplo, pelo rio Paraíba do Sul, que margeia a cidade de Rezende e banha diversas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro em seu vale. Será um trecho de dez quilômetros, a princípio sem dificuldade, “mas que pode ficar perigoso por estar escuro e ter diversas pedras”, alertou OttoHassler responsável por toda a parte de canoagem, rafting e duck do Ecomotion/Pro 2006. Um trecho de duck de 13 km no rio Piraí com nível II e um rafting no rio Matucaba, de nível II e III sem guia completam o desafio de Otto para as 54 equipes.

Vertical – O trecho de técnicas verticais promete ser um dos pontos fortes da edição deste ano da prova. Logo no começo da prova, entre os Postos de Controle (PCs) 6 e 7, os competidores devem escalar as Prateleiras do Parque Nacional de Itatiaia, um dos mais famosos points para escalada em rocha do país. “Será uma escalada muito técnicas, mas a organização preparou todas as medidas de segurança necessárias, como cordas e guias para auxiliar na escalada. Ainda existe a possibilidade desse trecho ser cancelado por falta de segurança, se estiver molhado, por exemplo”, adiantou o Tenente Natale, um dos responsáveis pelas técnicas verticais da prova.

Uma ascensão em Jumar de 50 metros vindo da água para o topo de uma ilha na Baía da Ilha Grande será mais um desafio, já na parte final da prova. No topo da ilha existe um PC que será um dos pontos de descanso obrigatórios, seguido de um rapel de 60 metros.

Os trechos de bike representam a maior parte do Ecomotion/Pro 2006. Dos mais de 550 quilômetros, quase metade será de bike. Um downhill longo entre os PCs 12 e 13 mereceu destaque da organização no briefing da noite de ontem. “Para subir até o topo do morro os competidores vão ter que empurrar a bike e, para descer, se alguém se descuidar pode rolar barranco abaixo. Mas será um dos trechos mais lindos da prova. Quem para quem quiser apreciar o visual será inesquecível”, adiantou o diretor de prova Thiago Valois.

Este texto foi escrito por: Daniel Costa