Webventure

Fogo consome o Parque Nacional do Descobrimento

Um incêndio está consumindo a área entre Cumuruxatiba e Prado, que integra o Sítio Histórico do Descobrimento, patrimônio da Humanidade. Já foram distruídos 20km quadrados de uma das mais belas e ricas reservas da Mata Atlântica no extremo-Sul da Bahia.

O fogo foi localizado na última terça-feira pelo Corpo de Bombeiros
de Porto Seguro, que recebeu reforço de técnicos do Ibama e aguarda ajuda dos bombeiros de Itabuna e Ilhéus, além de um helicóptero enviado pelo governo do Estado para ajudar a dimensionar a região atingida pelas chamas e auxiliar no combate. Mais de 150 homens, segundo a gerência do Parque Nacional do Descobrimento, lutam para combater 30 focos de incêndio que, suspeita-se, tenham sido causados por carvoeiros.

Tesouro – Uma das áreas mais atingidas, o PN do Descobrimento, juntamente com os parques nacionais do Monte Pascoal e do Pau Brasil, integra área tombada em abril de 1999 pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade. Com 21.130 hectares, o Parque é o maior remanescente de Mata Atlântica do extremo sul da Bahia e, também, zona núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O PN Monte Pascoal ainda não foi atingido pelas chamas e está sob a vigília dos índios Pataxó, que ocupam a área há quase dois anos.

Este texto foi escrito por: Webventure