O incêndio no Parque Estadual do Rola Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte, foi controlado na madrugada de domingo (10/10). Segundo o IEF – Instituto Estadual de Florestas, a área destruída pelo fogo é inferior a dez hectares. O incêndio começou por volta das 14h30 do sábado e foi controlado às 3 horas do domingo.
Cerca de 70 pessoas trabalharam no combate ao fogo, entre bombeiros e brigadistas do IEF, Copasa – Companhia de Saneamento de Minas Gerais e MBR – Minerações Brasileiras Reunidas.
Segundo a coordenadora do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do IEF, Laudicena Curvelo, o fogo atingiu uma das áreas mais altas do parque, cujo relevo é acidentado e montanhoso. De acordo com Curvelo, o incêndio não afetou os seis mananciais de água do parque que abastecem a região metropolitana.
Para o IEF, o incêndio foi criminoso. “Não há outro jeito (de iniciar um incêndio no local)”, disse Curvelo. Segundo ela, cinco pessoas foram detidas no parque neste ano, sob suspeita de terem colocado fogo na vegetação.
Com 3.945 hectares de área preservada, o Parque Estadual do Rola Moça abrange quatro municípios da região metropolitana -Belo Horizonte, Brumadinho, Nova Lima e Ibirité. A unidade, segundo o IEF, é considerada o terceiro maior parque urbano do país.
Este texto foi escrito por: Webventure