Campinas (SP) – Sol e céu azul, amarelo, vermelho, verde… o colorido dos pára-quedas já toma conta da região do aeroporto dos Amarais, em Campinas (SP), nesta primeira etapa do Circuito Ford Ranger. Ao todo, 17 equipes disputam a melhor colocação na abertura deste evento que conta pontos para o ranking brasileiro. As categorias são Formação em Queda Livre (FQL), Free-fly e Skysurf.
No FQL, que nesta etapa terá apenas a competição entre quatro atletas (existe também o FQL-8), a favorita é a Action, formada por George Narita, Roberto Sassin e pelos experientes Rogério Martinatti e Pierre Chofard este que hoje deixa de lado sua especialidade, o skusurf, na qual foi o número um do mundo em 1998. Já na primeira rodada eles saíram na frente na pontuação, seguidos de perto pela equipe Azul do Vento. Formada por atletas da escola de pára-quedismo que abriga esta primeira etapa, a Azul tem Paulinho e Fernanda Kalassa, Fábio Diniz e Padilha.
Os demais times que disputam o FQL são Boogieman, Picaretas Outlaw, Radicais Livres e Sai de Baixo. Entre os estreantes estão Muito Vento e Thunder Cats. Todos os saltos são filmados.
Skysurf e Free Fly Saltar com uma prancha presa aos pés é a tarefa do skusurfer, que faz dupla com um cameraflyer, atleta que também salta mas é responsável por registrar as manobras do companheiro. Disputam esta etapa os duos Aero Express (Luciano Medeiros e Fábio Brandt), Fun Jump (Rodrigo Yuba e Maurício Araújo), Fusu-e (Guilherme Oliveira e Rick Neves, Cabeça de Vento (Mauro ´Butt´ Gonçalvez e Luís ´Broa´ Miranda), além dos favorito Style. De Thiago Minitti e João Tamborindeguy. Esta dupla já representou o Brasil nos os X-Games as ´Olimpíadas radicais´.
O Free Fly completa a lista de categorias neste Ford Ranger. Nesta modalidade, dois atletas saltam e fazem manobra durante aproximadamente um minuto, que é a duração da queda livre. Um terceiro integrante salta e filma a coreografia. Participam desta etapa os times CNA, Groove in Gravity, Skunk e Infinity Fly, que reúne o cameraflyer Mico e Felipe Brother, campeão do circuito em 2000 com a equipe SkyBrothers e que se prepara para ir ao Mundial da categoria, em junho.
Não-oficialmente acontece a disputa da prova Pouso de Precisão, onde o que vale não é o que acontece lá no céu, mas acertar o local da descida, controlando o pára-quedas.
Como funciona a prova – As decolagens acontecem em intervalos de 20 a 30 minutos, quando os pára-quedistas embarcam num caminhão que os leva até o Skyvan, avião irlandês de propriedade da Azul do Vento, de onde os atletas saltam. Depois do salto, a fita com imagens do salto e da queda livre é levada diretamente aos juízes da prova, que vão julgar a partir da gravação e dar a pontuação a cada time.
Neste sábado acontece a classificatória até as 17h. As melhores equipes disputam a final, amanhã, a partir das 8 horas.
O Webventure realiza esta cobertura com patrocínio da Ford
Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira
Last modified: maio 26, 2001