Depois de nove meses percorrendo a América numa picape, o empresário Marcelo Ramos de Oliveira retornou no último sábado ao Brasil. Hoje, ele e a Ford Ranger, veículo com o qual chegou até o Alasca, estão numa balsa entre Belém (PA) e Manaus (AM). Depois, Lelo seguirá para Palmas (TO), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ), finalmente chegando a São Paulo, ponto inicial da aventura, por volta do próximo dia 26.
O aventureiro ficou a maior parte do tempo da viagem sozinho na estrada, praticando esportes, convivendo com culturas distintas, temperaturas que variaram de -2º C a 42º C, pneus furados, atolamentos, encontros com guerrilheiros na região central do continente, assaltos, mas desfrutou de belas paisagens e lições de vida.
“A grande expedição para quem está sozinho é a viagem interior. Tenho comido muito pão com banana ou atum, dormido em lugares extremamente feios e sujos, mas este tem sido o aprendizado”, diz Marcelo. “Foi um tempo que eu tive para refletir sobre minha vida, atos passados, trabalho, família e amigos. Aprendi a me conhecer melhor, saber meus limites, meus planos. Foi um tempo em que me tornei mais humano e descobri muitas outras riquezas além da matéria”, conclui.
Confiança – De acordo com Lelo, o momento mais emocionante de sua viagem foi a chegada à cidade de Prodhue Bay, no Alasca (EUA), último ponto do Continente Americano, de onde não é possível seguir adiante. Na verdade, Prodhue Bay era seu objetivo desde o início. “Ainda que o roteiro sofresse alterações, sabia que chegaria ali”, confessa.
Quando chegar a São Paulo, Marcelo partirá para outra aventura: produzir um livro com todas as informações úteis para quem pretende um dia viver o mesmo sonho. “Será uma maneira de incentivar as pessoas. Claro que na sociedade em que vivemos é difícil abrir mão de um simples emprego seguro devido a situação econômica do país, mas temos que nos dar uma chance.”
Para saber sobre a aventura, visite o site www.fordventure.com.br.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 16, 1999