Vista aérea de Fortaleza. (foto: Divulgação)
A capital cearense e o Rally dos Sertões já são velhos conhecidos. Mais uma vez o maior rali da América Latina tem em Fortaleza o seu destino final. E não poderia ser melhor: após nove dias rodando por trilhas do cerrado e até da caatinga, chegar à praia e às dunas é um presente. E mais uma vez a festa será na praia de Cumbuco, famosa justamente por seus grandes montes de areia que já foram até cenário de novela.
Fortaleza é um dos maiores destinos do turismo no Brasil. A cidade divide um clima urbano com a orla marítima, separada em três regiões: Iracema, palco das atrações noturnas; Meirelles e Mucuripe, de onde partem os barcos dos pescadores. A praia do Futuro é ainda a melhor opção para um banho na cidade. Mas são as praias dos arredores de Fortaleza que mais atraem os visitantes. Canoa Quebrada, Cumbuco e Morro Branco são o trio mais conhecido.
Em todas elas é possível experimentar de leve a sensação daquelas especiais na areia fazendo passeios de buggy (ou bugre, como também é conhecido o veículo) “com ou sem emoção” – ou seja, descendo as íngremes e altas dunas em velocidade ou simplesmente passeando devagar. Os motoristas são credenciados e recebem instrução específica para oferecer uma diversão com segurança.
Por isso, a melhor dica é se informar na praia sobre qual a companhia (cooperativa) que opera os passeios e não topar sair com o primeiro que oferecer o serviço. Outras atrações típicas nas dunas são o “esqui-bunda” e o sandboard.
História – Em 1649, quando os holandeses vieram para o Ceará construíram o Forte de Shoonenborch (fica em frente ao Mercado e é possível visitá-lo). A cidade começou a se desenvolver em torno da construção. Quando os holandeses foram expulsos do país, eles tiveram de entregar o forte aos portugueses. Em 1726, Fortaleza foi elevada a vila; em 13 de abril 1823, tornou-se uma cidade, por ordem de Dom Pedro I.
A cidade continua crescendo – o aeroporto foi recém-reformado e é um dos melhores do Brasi e hoje tem mais de dois milhões habitantes. Além das praias, a vida noturna é um marco de Fortaleza. São inúmeros os restaurantes – quase todos oferecendo o imperdível prato baião-de-dois entre outras iguarias -, bares, boates e casas de forró.
Uma das melhores sugestões é visitar o centro cultural Dragão do Mar, com cinemas, teatros, livraria e museus dignos das grandes capitais. Ou curtir os tradicionais shows de humor, garantia de gargalhadas e que revelaram muitos famosos. Pois é, depois do Sertões, vai sobrar opção para descansar e repor as energias após tanta estrada!
Este texto foi escrito por: Webventure