Uma dica é valorizar os detalhes e captar quem é o povo que vive no local escolhido para sua viagem. (foto: Fernanda Preto)
Fotografia e viagem estão lado a lado, pois uma boa recordação depende de um material fotográfico bem feito!
Minha melhor dica é que você se torne parte do lugar a ser visitado e não apenas um observador de passagem! E para isso é preciso que você tenha em mente o que deseja comunicar. Existem maneiras de estar na hora e no lugar certos, assim como também depende de você que suas idéias lhe guiem para esses lugares.
Você pode começar sua aventura antes mesmo de sair de casa. Leia histórias, biografias, assista a filmes, porque assim você pode planejar melhor sua viagem e conhecer o que a região tem de especial para fotografar.
Faça contato – Chegando ao local, esteja preparado para andar muito, conversar muito, ou seja, buscar informações interessantes sobre o lugar. Faça muitos retratos, tente captar a expressão do povo local, quem é essa gente, como vive, como se veste, o que come… Fotografe sua experiência de maneira significativa pra você.
Além de fotografar lugares históricos e paisagens, é superimportante colocar pessoas no quadro, pois elas traduzem uma cultura… Sua moradia e agricultura mostram o dia-a-dia e funcionam como pano de fundo.
Detalhes – Outra boa dica para fazer imagens criativas: use os filtros close-up nas fotografias de detalhes de artesanato, por exemplo. As lentes grande-angulares (20mm, 24mm e 28mm) funcionam muito bem, pois você pode encher o quadro com um rosto, um detalhe da roupa, texturas, etc.
Aconselho a não carregar muito peso, leve somente o essencial e não se esqueça do tripé! Por fim, não importa qual seu próximo destino, obter imagens criativas depende do seu objetivo na viagem. Leve muitos filmes, chegue perto do assunto a ser fotografado e tente novas técnicas, novos olhares… Você voltará satisfeito!
Não se esqueça:
Este texto foi escrito por: Fernanda Preto, especial para o Webventure